A expectativa do prefeito Marcus Melo (PSDB) é de que Mogi das Cruzes receba investimentos provenientes da China em um futuro próximo. Ontem, durante a inauguração da quinta Academia da Terceira Idade (ATI) (leia mais ao lado), no distrito de Jundiapeba, o chefe do Executivo revelou alguns aspectos da viagem à China a qual o vice-prefeito, Juliano Abe (MDB) junto aos vereadores Sadao Sakai (PL), Jean Lopes (PCdoB), e o secretário de Desenvolvimento, Clodoaldo de Moraes, embarcaram no início desta semana.
A comitiva deve retornar ao Brasil no próximo dia 13. Até lá, o grupo mogiano conheceu empresas e suas tecnologias, que podem ser adotadas no município, como por exemplo, usinas para geração de energia solar. "Eles (a comitiva) estão mostrando a possibilidade que as empresas chinesas têm para investir em Mogi. A China é um país com um recurso muito grande e estão na nossa frente no quesito de tecnologia e infraestrutura. Com certeza essa viagem coloca Mogi no radar dos empresários chineses", explicou Melo.
Resíduos Sólidos
O prazo para a entrega das propostas e sugestões por parte da população em relação à destinação dos resíduos sólidos terminou ontem. A partir da data, a administração municipal tem 90 dias para fazer uma triagem do material recebido. O objetivo é definir qual planejamento e estratégia serão utilizados para o tema no município nos próximos anos. Além das propostas dos munícipes, a prefeitura estuda a possibilidade de uma Parceria Público-privada (PPP), feita em conjunto entre as empresas CS Brasil e Promulti.
A PPP apresentou três propostas para a destinação do lixo: uma usina de recuperação Energética; aterro bioenergético ou manter a destinação dos resíduos no aterro na cidade de Jambeiro, como ocorre atualmente.
O prefeito Marcus Melo (PSDB) não divulgou qual proposta é mais interessante para o município, mas afirmou que fará uma análise junto com uma equipe técnica. "Não é uma tomada de decisão só da prefeitura, temos que avaliar junto aos técnicos, questão econômica e discutir com a sociedade. Vamos implementar um serviço que melhore a eficiência na questão dos resíduos para Mogi", disse. (L.P.)