A Vigilância Epidemiológica de Ferraz de Vasconcelos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou ontem o balanço de vacinas aplicadas contra a gripe no Dia D da campanha, que ocorreu no último sábado, 4 de maio. Ao todo, 4.053 pessoas foram imunizadas, superando as expectativas do órgão. A vacinação contra a H1N1 se encerra em 31 de maio.
O Dia D reuniu os grupos prioritários em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, além de em três postos volantes, sendo um no Parque Dourado, outro no Núcleo Itaim e um último na Vila do Americano. Na oportunidade, foram imunizadas 1.744 crianças, 632 idosos, 33 gestantes, 236 profissionais da saúde, 1.209 doentes crônicos, 23 puérperas e 176 professores.
Do começo da campanha até agora, Ferraz já aplicou 31.799 doses contra a gripe, o que corresponde a uma cobertura de 71,59%. A meta é vacinar 44.062 ferrazenses. Vale destacar que a dose deste ano previne contra a influenza A, nas variações H1N1 e H3N2, e influenza B.
De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde de Ferraz, Karina Rente Isidoro, a procura tem surpreendido a pasta e os números agradado as equipes. "As pessoas têm nos procurado, não só nos dias em que fazemos ações fora das UBSs, mas também durante a semana nos postos de saúde de toda a cidade. Isso nos tem mostrado que estamos no caminho certo e que em breve atingiremos nossa meta", afirmou Karina.
O titular da Saúde ferrazense, Aloísio Lopes Priuli, explica sobre as próximas ações a serem desenvolvidas pela pasta frente à H1N1. "Os grupos que estamos tendo menos procura são os professores, por isso agora trabalharemos dentro das escolas. Assim como determinou o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, vamos fazer o que for possível para imunizar os grupos prioritários e deixar Ferraz bem longe da gripe", disse Priuli.
A vacina contra a H1N1 é oferecida em 12 postos de saúde de Ferraz e os interessados podem receber a dose de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, em sua UBS de referência.