A Secretaria de Segurança Cidadã de Suzano passa a ter um reforço importante na prevenção e combate aos crimes. Isso porque, na sede da prefeitura, foi realizada, ontem, a inauguração da Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, oferecendo 52 novas câmeras de monitoramento que ficarão em funcionamento 24 horas e estarão à disposição dos órgãos de segurança. Ao todo, são 11 instituições que estarão com agentes compartilhando o espaço e transmitindo informações em tempo real sobre as ocorrências, desde as Polícias Militar e Civil, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.
O secretário de Segurança, Jefferson Ferreira dos Santos, disse que a integração entre os órgãos é fundamental para que os efeitos sejam sentidos pela população. "A resposta às ocorrências será mais ágil, pois será direcionada para a central e o operador já vai saber o que está acontecendo".
O número de equipamentos disponíveis na cidade deve ser praticamente dobrado até o final do ano, como explicou o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR). "As escolhas dos locais de monitoramento foram feitas de acordo com estudo da segurança. Nesta primeira fase, colocamos 52 câmeras, tendo o objetivo de ampliar para cem até o fim do ano". O republicano destacou ainda que há outras frentes de trabalho para completar o que está sendo iniciado com a CSI. Uma delas é finalizar o convênio com o sistema Detecta do governo do Estado, que monitora em tempo real, o fluxo de veículos, identificando aqueles que possam ser fruto de roubo ou furto.
Além da proteção aos moradores, as câmeras serão utilizadas para controle de ocorrências de trânsito e monitoramento das regiões que estiverem com engarrafamentos. "As novas câmeras viabilizam a velocidade dos agentes que vão poder agir com prontidão diminuindo os pontos caóticos da cidade", destacou o chefe da pasta, Claudinei Valdemar Galo. (F.A.)
Texto supervisionado pelo editor.