A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou na manhã de ontem, o serviço de nebulização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. O trabalho, que foi realizado por agentes de combate às endemias, aconteceu em algumas ruas da Vila São Francisco (antigo Raspadão).
De acordo com Fabiani Ferri, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, após um trabalho preventivo realizado no bairro, foi verificado que há muitos focos de larva e por este motivo foi necessário realizar um trabalho mais intensivo no local. "À princípio, será apenas um quarteirão que contempla algumas ruas e, caso haja necessidade, voltaremos para intensificar a nebulização", confirmou.
A nebulização é a borrifação do veneno que combate o Aedes aegypti. Ela elimina a possibilidade de que o vetor (hospedeiro intermediário) do vírus pique uma pessoa infectada em outras localidades e transmita para outra saudável no município, evitando o contágio e uma possível epidemia.
O trabalho de prevenção e combate ao Aedes aegypti é realizado diariamente pela Secretaria de Saúde. Diversos mutirões já aconteceram contemplando bairros como Nova Poá, Vila Varela, Calmon Viana, Jardim Débora/São José, Jardim América, Vila Jaú/Vila Bandeirantes, Vila São Francisco e Jardim Emília.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá, o município está fazendo a sua parte que é o combate e prevenção ao Aedes aegypti. "A prefeitura faz a sua parte, mas é de fundamental importância que os moradores tomem os cuidados necessários para a prevenção", finalizou.
Além dos mutirões, as equipes de agentes de Controle de Endemias realizam inspeções, denúncias, vistorias em locais públicos, palestras e, a cada trimestre, a avaliação de Densidade Larval (ADL) com o objetivo de mapear os principais pontos de atuação do Aedes aegypti em Poá.