Nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, o Museu Padre Eustáquio, em Poá, fará a abertura oficial da nova exposição "Poá 70 anos - Uma história que merece ser preservada". O evento é gratuito e a mostra vai até o dia 19 de maio. A classificação indicativa é livre.
A mostra reúne fotografias das décadas de 50 até os anos atuais dentro de quatro perspectivas: desenvolvimento urbano, presença religiosa, valorização cultural e contemporaneidade. A maior parte do acervo pertencente à Câmara é do jornalista Silvio de Carvalho Filho, ex-proprietário do extinto Jornal Notícias de Poá.
Mais do que reunir aspectos simbólicos e marcantes da trajetória poaense, a exposição se apresenta como um convite à reflexão do público sobre a preservação da história e da memória da cidade. Um manifesto às autoridades e à sociedade para que todos possam se envolver em propostas que visem à preservação, seja ela do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico e imaterial do município.
Para a abertura da mostra, foram convidadas as principais autoridades políticas dos poderes Executivo e Legislativo e organizações da sociedade civil. Na primeira parte do evento haverá discursos e manifestos. Em seguida, o público vai conferir a exposição.
Atividades
A mostra funcionará aos sábados e domingos, ao público em geral, e às quartas e sextas-feiras para grupos de escolas e instituições. A atividade integra ainda a Semana Nacional dos Museus, promovido pelo Ibram - Instituto Brasileiro dos Museus, do Ministério da Cidadania. Neste ano, a Semana acontecerá entre os dias 11 e 19 de maio. Já na sua 17ª edição, o tema será: "Museus como Núcleos Culturais - O Futuro das Tradições". Neste período haverá rodas de conversa sobre o papel dos museus para a preservação histórica municipal e também um cine debate sobre as memórias poaenses. Todas as atividades são gratuitas. Nesta semana também haverá atividades da campanha mundial #MuseumWeek, que incentiva a visita aos museus em todo o mundo.