A Câmara de Suzano arquivou, com 17 votos contrários, a denúncia protocolada pelo vereador Lisandro Frederico (PSD) contra o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR). O pedido do parlamentar alegava que o administrador estaria comentado crime de responsabilidade por não responder os requerimentos e indicações dos parlamentares. O que, segundo o vereador, dificultaria a "fiscalização e transparência". Apenas o vereador José Alves Pinheiro Neto (PDT), o Netinho do Sindicato, votou favorável.
Seguindo o regimento interno da Casa de Leis, o suplente de Lisandro, Artur Takayama (PSD), tomou posse para participar dessa votação. O vereador Leandro Faria (PR), o Leandrinho, foi à Tribuna discursar sobre o assunto. "Mais uma vez recebendo uma denúncia contra o nosso prefeito e mais uma vez, na minha opinião, uma denúncia equivocada". Leandrinho disse que a peça afirmava que ele havia solicitado, na sessão passada, retorno de requerimentos de sua autoria. No entanto, o vereador ressaltou que pediu o cronograma dos serviços e não as respostas dos requerimentos
No entanto, Netinho do Sindicato discursou favorável à denúncia. "Acredito que o nosso companheiro de trabalho, Lisandro, tem seus ideais e ele sabe o que é preciso para executar seu trabalho com dignidade".
O vereador Alceu Matias Cardoso (PRB), o Pastor Alceu, falou sobre os pontos que discordava como, por exemplo, o tempo de resposta de 15 dias em que o prefeito teria, como obrigação, de responder os questionamentos dos parlamentares. "Eu prefiro esperar uma semana a mais do que receber uma resposta 'copia e cola'", disse.
Já o parlamentar André Marcos de Abreu (DEM), o Pacola, opinou que a peça "é extremamente politiqueira e não tem nada que acrescente ao nosso município", criticou.
Por fim, o vereador Edirlei Junio Reis (PSD), o professor Edirlei, disse que existe "empenho e dedicação pela cidade tanto pelo Executivo como pelo Legislativo".