O número de pessoas desalojadas devido aos alagamentos decorrentes das fortes chuvas da semana passada caiu em Mogi. Agora, são 23 pessoas que seguem sendo atendidas na Escola Florisa Faustino Pinto, no Jardim Santos Dumont, sendo 17 adultos e seis crianças. Na semana passada eram quase 80 desalojados. 
A Escola Astréa Barral Nebias, em Jundiapeba, também abrigou pessoas que tiveram que deixar as casas por conta dos alagamentos, mas todos que estavam lá já retornaram às residências.
Além do auxílio com alimentação, higiene e abrigo prestado pelas duas escolas, o Fundo Social de Solidariedade também arrecadou doações de materiais básicos para os desalojados. Aulas de orientações sobre formas de evitar as doenças transmissíveis pela água que invadiu as casas também foram oferecidas à população. 
Enquanto isso, a prefeitura segue com planos de ações para prevenir mais enchentes. Ontem, o prefeito Marcus Melo (PSDB) recebeu o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e reforçou o pedido do desassoreamento do rio Jundiaí e do trecho do rio Tietê, entre a divisa de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim (leia mais na página 7).
Ações de Suzano
Os moradores de Suzano começaram a utilizar ontem as doações de 400 passagens de ônibus, feitas por um grupo de empresários do município. As tarifas são gratuitas, valem por um mês e foram oferecidas às 20 pessoas que ficaram desalojadas na cidade em razão dos alagamentos. A doação foi entregue em forma de um "vale-transporte" e é restrita para ônibus de linhas municipais da cidade. A ação vai durar um mês.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está oferecendo desconto na conta de água para as famílias que tiveram suas casas alagadas pelas chuvas no início deste mês para que possam utilizar o volume de água necessária na limpeza das residências. O benefício será entregue para as pessoas que tiveram aumento de consumo na conta emitida no período de 11 de março a 11 de abril em razão dos alagamentos provocados pelos temporais. O mesmo é feito em Mogi, por meio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae).
*Texto supervisionado pelo editor.