Compartilhe
A Usina Geradora de Energia de Salesópolis receberá hoje uma vistoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ação faz parte de uma força-tarefa para fiscalizar as barragens de 142 usinas hidrelétricas até maio, em 18 Estados, além do Distrito Federal. As vistorias iniciaram anteontem e poderão ser estendidas entre maio e o fim de dezembro.
A fiscalização da Aneel é avaliada pelos critérios de dano potencial alto e risco. Alguns dos aspectos a serem abordados da inspeção é desde barragens com grandes reservatórios, existência de pessoas ocupando permanentemente a área até regras operacionais, roteiro de inspeção de segurança, entre outros tópicos técnicos.
A Usina de Salesópolis passou por um rompimento da adutora em 2013, quando a antiga empresa responsável deixou os serviços da concessão de quatro barragens, além de Salesópolis, da Usina Corumbataí em Rio Claro, Usina de Santa Rita; e na Usina Patrimônio Brotas, essas duas últimas nas cidades homônimo. A empresa Cobuccio e Almeida Energia adquiriu a concessão das usinas em 2016. "Foram analisados nos relatórios antigos que o rompimento se deve a falta de manutenção da antiga empresa. Já existia um vazamento que não tinha sido consertado, por isso ocorreu o rompimento", detalhou, o porta-voz da empresa, Luciano D'Alessandro, gerente de operações de usinas elétricas.
Nessa época, a Usina de Salesópolis já havia sido multada pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), por conservação das estruturas inadequadas. Em 2017 outra autuação foi aplicada, mas pela Aneel. D'Alessandro informou que tanto a multa de 2015 pela Arsesp quanto a autuação de 2017 pela Aneel, foi em decorrência do abandono da usina pela última empresa responsável.
O porta-voz da empresa disse que a expectativa para o resultado da vistoria é positiva. "A usina hoje está sendo reformada e recebendo melhorias, com novos maquinários, e reforma elétrica e mecânica da usina", indicou. A estimativa para o religamento da usina em Salesópolis, de acordo com o gerente de operações de usinas elétricas, é para maio.
Foram investidos na reforma da usina em Salesópolis até o momento R$ 1,65 milhão e até o final da reforma serão aplicados mais R$ 200 mil. As quatro usinas adquiridas pela Cobuccio, juntas, totalizam até o momento um investimento de R$ 9 milhões.
*Texto supervisionado pelo editor.
Cidades
Inscrições para 1ª Copa de Embaixadinhas da Feira Noturna de Braz Cubas se encerra nesta quarta
Cidades
São Paulo descarta segundo caso suspeito de Ebola após análise de amostras
Cidades
Prefeito e vereadores acompanham andamento das obras do Hospital Federal
Cidades
Megaoperação mobiliza 150 agentes para reforçar segurança em Suzano
Cidades
Procon alerta para golpes associados ao programa federal ‘Novo Desenrola Brasil’