O Semae de Mogi das Cruzes iniciou melhorias no sistema de coleta e tratamento de esgotos no Socorro com a instalação de novas redes, linha de recalque (bombeamento) e um novo coletor na avenida João XXIII. A ação é resultado da modernização da Estação Elevatória Bambuzal, no Conjunto Toyama, que teve sua capacidade de bombeamento ampliada em 70%. A unidade envia o esgoto da região para tratamento em Cezar de Souza.
Além da avenida João XXIII, a autarquia implantou uma nova linha de recalque na rua Julio Perotti, que recebe o esgoto do bairro do Socorro. "Com isso, melhoramos a capacidade de escoamento do esgoto, ao mesmo tempo em que eliminamos lançamentos irregulares que vazavam para galerias de água de chuva", explica o diretor do Departamento de Operações do Sistema de Esgoto do Semae, Gessé Cardoso de Oliveira.
Além da estação do Conjunto Toyama, a autarquia modernizou as estações de Dolores de Aquino, em Jundiapeba, e Oceania, no Jardim Aeroporto 2. Com as reformas, o Semae passou a usar uma tecnologia para o bombeamento de efluentes até a estação de tratamento, com bombas que ficam na superfície, facilitando a operação e as condições de salubridade e segurança.
A autarquia está sendo pioneira na concepção de um sistema com trituradores para evitar que materiais sólidos lançados irregularmente na rede comprometam a operação, eliminando partículas que poderiam interferir no funcionamento das bombas e é uma alternativa à grade de retenção que tinha de ser limpa constantemente para retirada de resíduos.