A presidência do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) apresentou ontem a estrutura das Câmaras Técnicas para a gestão 2019. São 19 grupos de trabalho em áreas consideradas estratégicas para as prefeituras, mais o Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade. A meta é ampliar os resultados em soluções regionais.
Das 19 Câmaras Técnicas, 15 delas são permanentes - Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Educação, Esportes, Finanças, Gestão Ambiental, Habitação, Infraestrutura, Planejamento e Urbanismo, Políticas Públicas para Mulheres, Programas e Projetos, Saúde, Segurança e Turismo. Há também as Câmaras Técnicas Especiais de Bem-Estar Animal e de Selo de Inspeção, que tratam de projetos específicos, e as do Legislativo e Jurídico, acionadas eventualmente para apoio e debate de determinadas propostas.
Uma das mudanças promovidas foi a incorporação da Mobilidade à Câmara Técnica de Planejamento e Urbanismo. Além disso, os grupos passam a contar com coordenador titular e suplente. Nesta gestão, todas as 11 cidades que integram o Condemat possuem representatividade na coordenação das Câmaras Técnicas.
"Promovemos algumas adequações na estrutura e na coordenação para dar maior dinamismo às Câmaras Técnicas, que são fundamentais para dar suporte às ações do consórcio e a atuação do Conselho de Prefeitos", ressaltou o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi (PR), prefeito de Suzano. "O consórcio está crescendo muito, ganhando espaço, e a atuação dos técnicos é decisiva para o fortalecimento da Região", acrescentou.