A Vigilância Epidemiológica de Ferraz de Vasconcelos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado vistorias casa a casa nos bairros do Parque São Francisco e Jardim Figueiredo. A ação tem como objetivo a identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A intensificação de iniciativas desta natureza está ocorrendo na cidade desde o começo de janeiro.
Nesta época do ano, ocorre o aumento de chuvas e a temperatura permanece propícia para a proliferação do mosquito. "Por isso há a necessidade de intensificar estas ações na cidade justamente neste período do ano", disse Karina Rente Isidoro, coordenadora da Vigilância em Saúde da cidade, sobre o maior volume de trabalho neste mês.
Os próximos bairros a serem visitados pela Vigilância será o Jardim Luiz Mauro e Cidade Kemel. As fiscalizações casa a casa deverão ficar neste ritmo até fevereiro, com um total de 20 bairros vistoriados até o final do referido mês. "A gente tem avaliado bem as visitas casa a casa nos últimos dias, apesar de muitos munícipes ainda resistirem à nossa entrada no imóvel. De qualquer forma, a orientação continua sendo a mesma: evitar o acúmulo de água, seja limpa ou suja, acúmulo também de entulho, e ainda pedimos ajuda da população para que deixem os agentes realizarem o serviço com eficiência", afirma Karina Rente sobre como a população tem reagido a intensificação das ações.
Vale destacar que em 2019, até agora, Ferraz registrou duas notificações de dengue, sendo uma negativa e outra em análise.