Um estudo desenvolvido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que o verão deste ano será marcado pela incidência de raios em todo o país, ocasionados pelos efeitos do fenômeno climático El Niño. Anualmente, caem 50 milhões de raios no Brasil, segundo cálculos do Elat/Inpe.
As previsões do grupo alertam o aumento na região Sudeste, que será em torno de 20% a 30% a mais que o natural. No entanto, apesar de a previsão nacional ser de aumento, as cidades do Alto Tietê permanecem nos mesmos rankings em comparação com a média registrada no ano passado.
Os municípios de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Poá, Guararema e Mogi das Cruzes ainda ocupam o posto de maior ranking de densidade de carga de raios no Estado, dentre as vinte primeiras indicadas.
Itaquá está no ranking estadual ao ocupar o 3º lugar. Em seguida, está Ferraz na 11ª posição, Suzano em 13º, Poá em 14º, Guararema em 17º, e Mogi na 18ª colocação. No ranking nacional, Itaquá está em 254º lugar.
O Elat/Inpe explica que Itaquá tem alta incidência de raios porque a cada quilômetro quadrado do município caem em média 15,3 raios por ano. A média nacional é de nove raios por quilômetro quadrado ao ano. A proximidade da grande área urbana de São Paulo também é um fator que faz com que a cidade ocupe a terceira posição no ranking estadual.
Efeitos
A estação marcada pelo calor está sendo influenciada pelo fenômeno climático El Niño, de acordo com o Climatempo. De modo geral, o portal de meteorologia prevê que a chuva neste mês estará dentro da normalidade na maior parte do país. O maior impacto do El Niño no verão será no mês de fevereiro, quando haverá aumento de calor e redução de chuva, característica do episódio climático. O Elat/Inpe ainda explica que o fenômeno causa uma alteração nos padrões de movimento das massas de ar sobre o país, aumentando a incidência de raios.
*Texto supervisionado pelo editor.