A Prefeitura de Biritiba Mirim aplicou uma multa à Resitec, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, que terá três dias para regularizar o serviço. Uma reunião realizada ontem entre o prefeito Walter Tajiri (PTB), representantes da administração municipal e da empresa discutiu as reclamações da população que enfrenta problemas com o serviço. O valor da multa não foi informado. 
O prefeito explicou as dificuldades enfrentadas pelos munícipes e pediu providências imediatas. "A empresa precisa estar preparada para essas situações. No final de ano a quantidade de lixo no município cresce muito. O serviço não pode falhar nunca, principalmente nessas datas", afirmou.
A quebra de dois veículos e o aumento da produção de lixo foram apontados pela empresa como responsáveis pelos problemas na coleta da cidade. O supervisor de serviços da Resitec, Silas de Freitas Botelho, informou na reunião que já foram solicitados mais funcionários para realizar o trabalho e que uma equipe da cidade de Taubaté, localizada no Vale do Paraíba, será enviada para Biritiba para auxiliar na normalização da coleta de lixo. 
O procurador geral do  município, Márcio Nakano, destacou que a Prefeitura aplicou uma multa à empresa pela ineficiência do serviço prestado e foram dados três para a regularização do serviço. Novas multas serão aplicadas, de acordo com o procurador, caso o prazo não seja cumprido. A empresa se comprometeu em regularizar a situação no prazo estipulado pela prefeitura.
Um estudo para alterar as rotas de coleta de lixo e contemplar locais que não estão sendo atendidos deve ser feito pela prefeitura. O secretário municipal de Obras, Jorge Suzuki, e o diretor, Diogo Morais, também participaram da reunião e solicitaram à empresa o detalhamento de todo o trajeto para a realização deste trabalho.