A Prefeitura de Mogi das Cruzes, em parceira com o 17º Batalhão da Polícia Militar e o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomércio), deu início ontem ao "Natal Seguro", programa implantado há mais de dez anos na cidade que visa a segurança dos consumidores e comerciantes durante as compras de fim de ano e férias escolares. Para esse ano, circularão pelo centro da cidade 30 policiais a mais do que o expediente comum.
Nesta época, quando se intensifica o fluxo de pessoas nas ruas, o horário de abertura e fechamento das lojas localizadas na região central se estende até as 22 horas, por isso, a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) terão efetivo fazendo a segurança até mais tarde. 
Os PM's revezarão a patrulha entre cinco modalidades. A base comunitária fixa, viaturas, à pé, de motocicletas e os agentes nas bicicletas. O Sincomércio, em parceira com associados, visando aumentar a efetividade do batalhão, doou à PM duas bicicletas para o programa "Bike Patrulha", que agora contará com seis veículos no total.
A capitã Eliane Alves enfatiza que, com um maior do número de pessoas trafegando, mais crimes acontecem, por isso a importância do programa "Natal Seguro". "Nessa época do ano registra-se mais pessoas circulando no centro da cidade devido as datas comemorativas. Consequentemente, registram-se mais casos de furtos e pequenos roubos (ocorrências mais comuns), por isso, a Polícia Militar também eleva seu efetivo para proporcionar aos consumidores uma maior segurança nas compras", afirma.
Em relação ao atendimento de ocorrências, o tenente Rogério Rodrigues diz que a população deseja se sentir segura, seja por meio da Polícia Militar ou Guarda Civil Municipal. " Durante o mês de dezembro, independentemente de qual órgão está fazendo a patrulha, essa sensação de segurança é visível na população no centro da cidade", relata Rodrigues.
Já a comerciante Nadia Santana, que tem uma loja no centro da cidade, avalia como positiva a ação durante o mês de dezembro, e diz que "a expectativa é a melhor possível". "Já que ficaremos aberto até as 20 horas, contar com a polícia na abertura e no fechamento da loja é muito importante", conclui a comerciante.
O major Figueredo, comandante interino do 17º batalhão de Mogi das Cruzes, também esteve na cerimônia de início do "Natal Seguro". Além de afirmar a diferença positiva que todo guarda faz durante essa época do ano, Figueredo ressaltou a importância da visibilidade dos agentes. "O guarda precisa ser visto e as bicicletas são mais visíveis no meio da multidão, por isso a relevância do programa 'Bike Patrulha'", ressaltou.
*Texto sob a supervisão do editor.