Desde que adquiriu novo maquinário, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, responsável pelos trabalhos de limpeza e manutenção dos espaços públicos de Mogi das Cruzes, já registrou um aumento em seus índices de produtividade e resolutividade. Em apenas 30 dias, todos os serviços apresentaram elevação e, em alguns casos, o avanço superou os 300%.
No quesito de nivelamento e cascalhamento de vias, por exemplo, a quilometragem atendida dentro do período de 30 dias saltou de 180 para 630 quilômetros. Antes, a secretaria possuía cinco máquinas motoniveladoras e consumia em média 1.170 toneladas de material para atingir seu saldo mensal. Agora, com as seis novas motoniveladoras, houve aumento de 450 quilômetros atendidos e o consumo de material para alcançar esses números foi de 1,6 mil toneladas - ou seja, apenas 40% mais alto.
O novo maquinário também possibilitou à SMSU melhorar significativamente o índice de atendimento às demandas em aberto, seja via Ouvidoria Geral ou por outros canais. Antes, a secretaria conseguia atender em média 70% dos pedidos referentes aos serviços de nivelamento e cascalhamento e agora atende a 130% de tudo que é registrado. Ou seja, não só as equipes estão conseguindo zerar as demandas, como também já estão intensificando a manutenção preventiva.
Entre as estradas atendidas por esses trabalhos, pode ser citada a Estrada da Estiva, que é muito utilizada como alternativa de acesso ao litoral, em especial na época de fim de ano. Outras vias rurais já atendidas pelo novo maquinário são a Estrada do Watanabe (Biritiba Ussu), Estrada Santa Catarina (Chácara Guanabara), Estrada Rio Grande (Taiaçupeba), Estrada da Volta Fria, Estrada Fazenda Cuiabá e Estrada São Lázaro (Biritiba Ussu).
Outro quesito que apresentou significativa melhora foi o trabalho de limpeza de valas e valetas. Antes, a secretaria possuía cinco retroescavadeiras, que possibilitavam a realização de 3,6 quilômetros em média de limpeza, num período de 18 dias. Agora, com as oito novas máquinas, as equipes conseguiram executar 15,8 quilômetros de serviços, nesse mesmo período de 18 dias.
A manutenção de guias, sarjetas e sarjetões teve crescimento de 41% e o atendimento à ordem de serviço aumentou em 77%, saindo de 83 para 148 atendimentos.
As 75 novas máquinas e equipamentos foram adquiridos pela prefeitura após financiamento com o Banco do Brasil, no valor de
R$ 14,7 milhões. Desse total, dez são terceirizadas e foram contratadas juntamente à dez equipes extras (20 funcionários total), para reforçar o total de equipes disponíveis e a capacidade operacional da secretaria.