A Secretaria de Transportes programou uma série de mudanças para este final de ano e início de 2019 com o objetivo de melhorar a segurança de pedestres e aprimorar a fluidez do trânsito de veículos. Algumas dessas ações já foram colocadas em prática na semana passada, como a faixa preferencial para ônibus na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães. Outras medidas de engenharia de tráfego deverão ser adotadas no início de 2019. Nestes casos, serão colocadas em prática as intervenções tecnicamente mais complexas, com a implantação de equipamentos e mudanças no sistema viário.
No Shangai, as ruas Navajas e Major Pinheiro Franco terão as mãos de direção invertidas. Além disso, o canteiro central da rua Olegário Paiva, na altura da rua Navajas, será aberto e o local receberá um semáforo, permitindo a utilização pelo motorista que está no centro e deseja acessar a passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu ou a rua Professor Álvaro Pavan. O retorno atualmente existente em frente ao prédio do INSS será fechado e o cruzamento das ruas Navajas e Doutor Antonio Cândido Vieira receberá semáforo.
"Foi feito um estudo neste ponto e verificou-se que por este local passam 54,9 mil veículos por dia. É um número muito expressivo e, nos horários de pico, o retorno atualmente existente complica a fluidez. As simulações mostram que a medida deverá representar um ganho significativo para o trânsito", disse o secretário de Transportes, José Luis Freire de Almeida.
Também está prevista para o início do próximo ano uma intervenção no encontro das avenidas Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, no distrito de Braz Cubas. No local, serão instalados semáforos e a conversão à esquerda dos motoristas que estão no sentido centro-bairro da avenida Francisco Ferreira Lopes e desejam acessar a avenida Júlio Simões será impedida. A opção será fazer o contorno utilizando a rua Gaspar Vaz ou a avenida Alexandrina de Paula e, na sequência, a rua Ramez Rachid Sleiman e a avenida Saraiva, acessando o outro sentido da Francisco Ferreira Lopes, que, nesta pista, terá a conversão à direita livre para acesso à avenida Júlio Simões.
"Pelas simulações realizadas, são mais de 229 mil veículos que transitam por esta região todos os dias e existem muitos pontos de conflito entre os veículos que querem acessar ou deixar a avenida Júlio Simões com os que querem seguir na avenida Francisco Ferreira Lopes. Com o fechamento da conversão e os semáforos, o trânsito será reorganizado", detalhou o secretário.