A campanha "Fique Sabendo", promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria Municipal de Saúde, terminou ontem. A iniciativa realizou ações por todo o município, inclusive nas estações Estudantes e Mogi das Cruzes, em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). E, entre quinta e sexta-feira, ofereceu aproximadamente 300 testes de HIV, Sífilis e Hepatite B e C para a população.
A campanha teve início no dia 1º de dezembro em Jundiapeba e equipes do Centro de Testagem e Aconselhento (CTA) de Mogi colheram exames em diversos pontos do município, como a UPA 24 horas do Oropó e a Feira Noturna do Mercado do Produtor Minor Harada (antiga Cobal), no Mogilar.
O intuito da ação é realizar o diagnóstico de DSTs, ampliar a testagem, além de realizar a prevenção dessas doenças. A estudante de Pedagogia Daiana Dias, de 26 anos, passava pela estação de Mogi e resolveu fazer o teste. Ela elogiou a iniciativa do município. "Eu achei interessante e resolvi fazer o teste. Mogi é muito acessível em relação à saúde", contou.
Para a enfermeira Daniela Marins, 44, a campanha foi satisfatória. " A população procurou bastante pelos testes. Em todas as paradas formaram-se filas para realizá-los. A ação foi importante para divulgar o nosso trabalho, afinal o CTA funciona durante o ano todo", afirmou.
Mogi das Cruzes conta com o Programa Municipal de IST/Aids, que trabalha na redução à vulnerabilidade da população em adquirir DST's, além de melhorar a qualidade de vida de portadores do vírus HIV/Aids. A iniciativa registrou 80 novos casos no ano passado e, em 2018, o número de portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) já chega a 57 na cidade. As atividades preventivas e de orientação funcionam de segunda a sexta-feira, na rua Fausta Duarte de Araújo, 412, no Jardim Santista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4738-5876. (Texto supervisionado pelo editor)