Compartilhe
O Projeto Cantar, comandado pela regente Cida Terra, levou emoção e diversão às pacientes do Programa Mãe Mogiana nesta manhã de ontem. O evento marcou o último dia da Campanha Mogi Rosa, realizada em todas as unidades de saúde para promover o autoexame e o diagnóstico precoce do câncer de mama entre as mulheres da cidade.
A divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer de mama sobre a importância de realizar exames preventivos foi trabalhada em todas as unidades de saúde desde o início do mês. Neste ano, os temas abordados foram "Câncer de Colo de Útero e de Mama" e "Peito que trabalha não adoece".
O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila.
O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são: menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).
A Campanha Mogi Rosa também trabalhou a prevenção do câncer de colo de útero por meio do Papanicolaou. Mulheres de qualquer idade a partir do início da atividade sexual podem procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame. O câncer de colo do útero é uma doença grave, de evolução lenta, mas que pode ser curada desde que diagnosticada na fase inicial.
Cidades
Mogi lança campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil” com ações nos bairros
Cidades
Prefeito anuncia modernização do Teatro Municipal Dr. Armando de Ré
Cidades
Cerimônia marca formatura de 187 alunos no programa ‘Bombeiro na Escola’
Cidades
Multidão se reúne em Ferraz para assistir ao segundo jogo do Brasil