O Projeto Cantar, comandado pela regente Cida Terra, levou emoção e diversão às pacientes do Programa Mãe Mogiana nesta manhã de ontem. O evento marcou o último dia da Campanha Mogi Rosa, realizada em todas as unidades de saúde para promover o autoexame e o diagnóstico precoce do câncer de mama entre as mulheres da cidade.
A divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer de mama sobre a importância de realizar exames preventivos foi trabalhada em todas as unidades de saúde desde o início do mês. Neste ano, os temas abordados foram "Câncer de Colo de Útero e de Mama" e "Peito que trabalha não adoece".
O câncer de mama está entre as doenças mais temidas pelas mulheres devido à alta frequência e seus efeitos físicos e psicológicos. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila.
O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são: menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).
A Campanha Mogi Rosa também trabalhou a prevenção do câncer de colo de útero por meio do Papanicolaou. Mulheres de qualquer idade a partir do início da atividade sexual podem procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame. O câncer de colo do útero é uma doença grave, de evolução lenta, mas que pode ser curada desde que diagnosticada na fase inicial.