Durante uma semana, a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes recebeu 3.350 inscrições para vagas em creches municipais e subvencionadas. Entre os dias 30 de outubro e 7 de novembro, os pais ou responsáveis puderam se cadastrar junto à administração municipal. 
De acordo com a Secretaria de Educação, das inscrições recebidas, 488 apresentaram duplicidade e 351 foram em razão de mudança, portanto, aguardam vagas nesta etapa 2.511 inscritos.
Pelo levantamento divulgado pela administração municipal, os bairros que mais receberam inscrições foram Vila Natal, Jardim Ivete, Vila Cintra/Vila Jundiaí, Jardim Aeroporto III/Jardim Esperança e Jardim Camila. Questionada sobre o número de pessoas que aguardam na fila de espera por uma vaga, tanto nas creches municipais quanto nas subvencionadas, a Secretaria de Educação informou que "Não é possível encaminhar o número de crianças aguardando vagas no Cadastro Municipal Unificado, pois neste momento, a Secretaria de Educação está reorganizando as turmas para o ano letivo de 2019".
Para atender a demanda cada vez maior de mogianos que buscam vagas em creches municipais, a prefeitura está construindo novas unidades. No momento, estão em construção quatro estruturas no município, que contam com modelo arquitetônico sustentável, com placas de energia solar, piso emborrachado reciclado, muro verde, sistema de reuso de águas pluviais, pavimento em concreto permeável, madeira plástica, área para horta, telhas metálicas termoacústicas, iluminação e ventilação natural e arborização. Cada uma terá a capacidade de atender 195 crianças, com exceção da unidade do Jardim Universo, que atenderá 137 crianças, devido à adequação do terreno.
Além da creche do Jardim Universo, estão em obras uma unidade no Mogi Moderno e duas em Jundiapeba. As quatro unidades irão criar 722 novas vagas. A prefeitura desapropriou também os terrenos na Vila Cintra, Conjunto São Sebastião/Jardim Santos Dumont, Vila Natal, Mogi Moderno e Conjunto do Bosque/Jardim Esperança.