O secretário de Saúde, Marcello Cusatis, negou que o número de atendimentos do Centro do Bem Estar Animal, em Cezar de Souza, sofrerá redução. Cusatis se pronunciou, desmentindo a informação, depois que publicações foram feitas em redes sociais. Ele classificou o episódio como Fake News e ressaltou o compromisso com o serviço. Atualmente, a unidade realiza cerca de 2,8 mil procedimentos por mês. O repasse da administração municipal para a entidade que gerencia o espaço é de aproximadamente
R$ 100 mil por mês.
Cusatis ressaltou que o atendimento para os cães e gatos continua normalmente e que a prefeitura não cortará verbas para o local. "Recebemos, na última sexta-feira, na Secretaria de Saúde, uma Fake News falando que a prefeitura cortou 50% do repasse e, consequentemente, da quantidade de atendimentos do Centro do Bem Estar Animal, o que é totalmente uma inverdade. A prefeitura continua a repassar tudo o que está dentro do contrato", afirmou.
Nova gestora
Pela terceira vez, a prefeitura abrirá uma licitação para contratar uma nova gestora para o Centro do Bem Estar Animal, já que a atual administradora pediu rescisão do contrato. Ainda não há data para que o certame seja publicado. Enquanto isso, a gestora manterá o atendimento normalmente. "O que a prefeitura não repassou foi um aumento do contrato por alguns apontamentos que o Tribunal de Contas fez. Por precaução e por vários apontamentos da comissão de fiscalização deste contrato, não fizemos o recurso a mais. Só que não houve corte de nada no valor atual", acrescentou Cusatis.
Segundo o secretário, a administração municipal tem apertado o cerco para evitar a vinda de pessoas de outras cidades para utilizar o serviço mogiano. Cusatis destacou que a prefeitura tem investido no setor animal. "Estamos contratando clínicas nos bairros para realizar castração. A primeira é na Vila Brasileira, isso vai descentralizar e facilitar o acesso", disse.