Com a modernização de três estações elevatórias de esgoto, concluída recentemente pelo Semae, a autarquia passou a utilizar uma nova tecnologia para o bombeamento de efluentes até a estação de tratamento, com bombas que ficam na superfície, facilitando a operação e a manutenção, e um triturador para evitar que materiais sólidos lançados irregularmente na rede comprometam a operação.
A autarquia é pioneira na concepção de um sistema com trituradores e bombas de lóbulos, como forma de otimizar os equipamentos e a operação. Este novo conceito tem sido elogiado e despertado interesse de outras concessionárias, o que fez com que representantes da empresa fornecedora dos equipamentos visitassem duas das três unidades reformadas (Bambuzal, no Conjunto Toyama 2, e Dolores de Aquino, em Jundiapeba), para acompanhar o funcionamento.
"A bomba fora do poço facilita a operação e manutenção e melhora as condições de salubridade e segurança. Já o triturador elimina o lixo e partículas que poderiam interferir no funcionamento das bombas", explicou o engenheiro Roger Freitas, da empresa fornecedora.