No mês de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social promove uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, por meio de rodas de conversas e intervenções artísticas com apresentações de música, poesia, dança e trabalhos em grupo.
As unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Jundiapeba I, Jundiapeba II e Vila Brasileira e dos Centro de Referência da Assistência Social (Creas) do centro e Braz Cubas promovem hoje o VII Evento da Consciência Negra, que neste ano abordará o tema "Vidas Negras Importam". O encontro será realizado a partir das 13h30 na Associação Beneficente Árvore da Vida, que fica na rua Massaru Sekim, nº 10, na Volta Fria. Nesta edição, assim como nos dois últimos anos, a ação contará com a participação dos Cras Vila Brasileira, Jundiapeba I e Jundiapeba II e dos dois Creas, além de outros serviços da Rede Socioassistencial.
O objetivo é discutir uma temática recorrente no cotidiano dos equipamentos para fortalecer, ampliar e valorizar a cultura africana. A Ação Comunitária é um trabalho social com a perspectiva de refletir às questões de raça e etnia, como forma de fortalecer o empoderamento, a construção de identidades positivas, a valorização da diversidade, a participação social e a defesa coletiva da dignidade e dos direitos deste segmento.
O mesmo conceito vem sendo realizado pelo Sarau das Pretas, que para esse ano programou duas grandes intervenções artísticas, com apresentações de dança, música e poesia. O primeiro foi realizado no último dia 21, no Cras Vila Nova União e Ceu das Artes da Vila Nova União. O segundo está marcado para a próxima quarta-feira, das 13 às 16 horas, no Cras do centro.