Cerca de 150 mil pessoas são esperadas hoje nos cemitérios de Mogi das Cruzes por conta do Dia de Finados. No Cemitério da Saudade, na Vila Lavínia, o ambiente foi recentemente ampliando e, de acordo com a prefeitura, foram construídos 165 novos jazigos. Ontem à tarde, os comerciantes finalizavam a montagem das barracas de flores para as vendas de hoje, cuja estimativa é de aumento de 80%.
Todos os cemitérios de Mogi funcionarão em um horário especial hoje, das 7 às 18 horas. Nos outros dias, o atendimento é das 8 às 18 horas. O Cemitério da Saudade recebeu uma ampliação neste ano e os trabalhos foram concluídos no começo de outubro. Ao todo, foram investidos
R$ 120.311,58 na obra, realizada pela empresa Nova Castilho Ltda. A Secretaria Municipal de Governo ainda comunicou que estuda novos projetos para otimizar a utilização do espaço, oferecendo melhor atendimento à população.
De acordo com estimativa da prefeitura, cerca de 150 mil pessoas são esperadas hoje nos cemitérios São Salvador, da Saudade e de Sabaúna. O movimento começou na tarde de ontem no cemitério da Vila Lavínia. A aposentada e moradora da Vila Municipal, Gilda Rios Bonifácio, 64 anos, disse que aproveitou a calmaria de uma ida anterior à data, para visitar o túmulo do marido. "Hoje é um dia muito mais calmo, então resolvi limpar o túmulo do meu marido e já adianto a visita", afirmou.
Já a cabeleireira e moradora de Jundiapeba, Leudélia Olinda Lima, 45, comentou sobre o estado do cemitério. "Resolvi vir hoje porque estava passando aqui perto e decidi visitar o túmulo de um amigo que faleceu recentemente. O local está muito preservado, não tenho nada que reclamar, espero que a administração municipal mantenha-o assim", agradeceu.
Além do início das visitações, os comerciantes também começaram a preparar os espaços para receber a população. Barracas que vendem flores, pastéis e sorvetes estavam sendo montadas na tarde de ontem. Conforme afirmou a dona de uma floricultura do local, Ineirda Reis, o movimento mesmo começará somente hoje. "Esperamos um aumento de 80% das vendas. Hoje (ontem) o movimento ainda é pequeno e só deverá crescer no Dia de Finados", falou a vendedora.
* Texto supervisionado pelo editor.