Com a chegada do mês de novembro, a campanha do Novembro Azul também se inicia, trazendo a conscientização para os cuidados e prevenção do câncer de próstata. Na tarde de ontem, a Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou a campanha na Câmara Municipal, reunindo servidores e funcionários da área de Saúde, mas o que mais chamou a atenção foi a participação de muitos homens na plateia, incluindo vereadores da cidade. Durante o mês, programações especiais voltadas ao assunto acontecerão, como é o caso dos equipamentos públicos de saúde, que terão rodas de conversa para orientar os pacientes.
Para desmistificar os diversos tabus em relação aos exames de próstata, o médico do Hospital Municipal da cidade, Carlos Eduardo de Godoi Marins, explicou em uma apresentação que atualmente há diversos exames para identificar o problema e são indolores. Ainda, se a doença for constatada no início, a chance de cura é de 90%. "A próstata é uma glândula que fica embaixo da bexiga e atravessada pela uretra, que é por onde a urina passa. Por isso, alguns pacientes começam a ter sintomas, mas não necessariamente é um tumor. O tamanho dessa próstata é de 20 gramas, uma noz" disse.
A meta da prefeitura é aumentar os exames realizados nesse mês se comparado com o mesmo mês do ano passado, quando foram feitos 1.796 exames, sendo destes, 292 com alterações e 256 encaminhados para consultas com urologistas. Apenas três casos foram identificados como tumores e levados para a área de oncologia. "Todos os homens acima de 45 anos até 70 anos que não tenham feito tratamento urológico nos últimos 12 meses podem procurar qualquer unidade de saúde, não precisa de pedido médico e a campanha de conscientização é para poder facilitar o acesso ao exame", afirmou o secretário de Saúde, Marcello Cusatis. Os pacientes podem ir às unidades de saúde e realizar o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é feito por meio de um exame de sangue. Com isso, são identificadas substâncias produzidas pelas glândulas prostática, encontradas principalmente no sêmen.
Um dos exemplos de superação da doença é o do autônomo Thiago Batalha. Ele, que luta contra a doença, lançou ontem durante o evento a Organização Não Governamental (ONG) Vença Sorrindo, para alegrar a vida de outros pacientes que passam pela mesma situação. "A busca pelo problema começou em outubro de 2017 e comecei a passar mal, com dor de garganta. Passado esse tempo, fui diagnosticado com câncer do sistema linfático, foi agressivo, tomou conta de 80% do meu organismo, não conseguia comer, fazer coisas do dia a dia e busquei dentro de mim forças para lutar. Consegui vencer e tive a ideia de criar o Vença Sorrindo", contou.
Por meio de palestras motivacionais, Batalha garante que quer levar uma palavra de conforto para aqueles que passam por problema semelhante. "Quem se interessar, eu faço a palestra motivacional gratuita. Podem entrar em contato pelo telefone 99983-3187 ou pelo meu whatsapp 96344-4664. Vou aonde me chamarem", garantiu.