A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada no último domingo em todas as escolas do Brasil. No Alto Tietê, mais de 40 mil pessoas fizeram a prova e os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Jussara Feitosa Domschke, em Suzano, comentaram sobre as expectativas para o resultado.
A prova é aplicada em duas datas, a primeira teve os temas que envolvem Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já a segunda etapa, que será realizada no próximo domingo e contemplará a aplicação da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.
Para os alunos da escola em Suzano, a primeira etapa da prova foi difícil, como afirmou a estudante Mônica Ferreira de Alckimin, 18 anos. "Achei que esta parte da prova foi um pouco complicada, mas o Enem nunca é tão fácil. Estou estudando desde o começo do ano, aqui na unidade eles dão muito apoio para os estudantes", afirmou.
Já a coordenadora da unidade, Maura Andrea Prado, informou que os alunos recebem algumas orientações para realizar as provas. "Cada aluno tira suas dúvidas com os professores e o tema é trabalhado nas aulas ou particularmente com cada jovem. Estamos com uma boa expectativa para os resultados dos alunos aqui da unidade".
O tema da redação este ano foi a "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet", para o estudante Michel Santos Lisboa, 18, foi um assunto fácil de desenvolver. "Felizmente este é um tema que está muito presente no cotidiano dos jovens e principalmente no meu, então foi muito mais tranquilo de escrever", disse.
Para a segunda etapa do exame, as expectativas dos alunos é a melhor possível, detalhou a aluna Giovana Santos de Oliveira, 17. "Estou muito apreensiva, mas creio que conseguirei uma boa nota. Esta semana vou reforçar os estudos nos assuntos que serão abordados no próximo domingo e seguir em frente", finalizou.
*Texto supervisionado pelo editor.