Duas ruas da Vila Industrial passarão por mudanças a partir desta quinta-feira. A rua Borges Vieira terá sentido Mogilar e a rua Vereador Doutor Abílio de Mello Pinto passará a ter sentido em direção à avenida Cavalheiro Nami Jafet. As informações foram divulgadas ontem durante coletiva de Imprensa concedida pelo secretário de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
O objetivo da Secretaria Municipal de Transportes é melhorar a mobilidade urbana na região e oferecer uma nova opção para os motoristas que desejam acessar o centro, sem a necessidade de utilização da passagem de nível da avenida Cavalheiro Nami Jafet. Com essas mudanças, a prefeitura pretende desafogar o trânsito, facilitando o acesso de quem quer chegar nas proximidades das universidades.
Em razão disso, a linha de ônibus E802- Terminal Estudantes -Vila São Francisco terá outro trajeto: a partir de quinta-feira, os coletivos passarão pelas ruas Presidente Campos Salles, Capitão Alexandre Grecco, Antonio Ferreira de Souza, Professora Ana Maria Bernardes, Jurandir Bino Ferreira e avenida Cavalheiro Nami Jafet, seguindo trajeto normal pela avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar. Assim, serão implantados três pontos de ônibus para facilitar o acesso aos usuários. "Na Borges Vieira não poderá entrar ônibus fretado e caminhão. Vamos implantar três pontos de ônibus para facilitar o acesso. Às 9 horas estaremos lá com equipes em pontos estratégicos para orientar os motoristas", garantiu o secretário.
Segurança
A ordem de serviço para o início da implantação de ações que visam um trânsito mais seguro já foi assinada pela administração municipal junto ao Departamento de Estadual de Trânsito (Detran) e, em 15 dias, os serviços começarão a ser executados. O convênio, no valor de R$ 1,8 milhão, prevê a instalação de 58 rampas de acessibilidade, 11 redutores de velocidade (lombada), cerca de 26.335 metros quadrados de sinalização horizontal, 110 placas verticais, 45 travessias de pedestre iluminada, uma lombofaixa, cinco cruzamentos semafóricos, a colocação de 625 tachões e 4.500 tachinhas. Essas ações serão implantadas em 13 pontos: avenida Antonio de Almeida, avenida Francisco Rodrigues Filho, avenida Lothar Waldemar Hoene, avenida Francisco Rodrigues Filho, avenida Ricieri José Marcatto, rua Princesa Isabel de Bragança, avenida Adhemar de Barros, avenida Fernando Costa com a avenida Francisco Ferreira Lopes, rua dos Vicentinos, avenida Francisco Ferreira Lopes - em dois pontos.
De acordo com o secretário, nas obras no largo 1º de Setembro deve ser instalada uma lombofaixa, além da determinação de um trecho destinado apenas a carga e descarga, tendo como objetivo a maior fluidez para os ônibus.
Radares
A implantação de novos radares ainda está na fase de aferição pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Almeida contou durante coletiva que até final do mês as aferições estarão concluídas.