O total de multas de trânsito aplicadas em Mogi das Cruzes caiu, neste ano, 43% em relação ao período entre janeiro a agosto do ano passado. Os números em 2017 chegaram a aproximadamente 107 mil e neste ano somam mais de 60,5 mil multas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes, a principal infração realizada pelos motoristas é o excesso de velocidade. Segundo a pasta, a diminuição das autuações se deve, em uma primeira análise, ao comportamento dos motoristas que estão respeitando mais as regras de trânsito. A secretaria disse ainda que isso pode ser visto nos dados relativos à fiscalização eletrônica feita por radares, onde houve uma diminuição de 46,8% no número de multas, considerando os períodos analisados (de janeiro e agosto de 2017 com o mesmo período de 2018). A cidade possui, ao todo, 26 radares, sendo 21 para fiscalização de velocidade, quatro para fiscalização de semáforo (avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres) e uma para fiscalização de circulação do trânsito (exceto trânsito de caminhões). As multas registradas pelos radares somaram no ano passado 77.895 mil de janeiro a agosto, e em 2018, no mesmo período, foi reduzida para 41.434 mil. A principal infração apontada pelos radares é o excesso de velocidade nas vias. As principais vias em que os veículos foram multados pelos radares, de janeiro a agosto de 2017, foi na avenida Yoshiteru Onishi e, neste ano, a avenida Henrique Peres.
Já as autuações realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diminuiu de 29.100 mil no passado para 19.156 mil neste ano, uma redução de 34%. A principal infração registrada pelos agentes de trânsito é o estacionamento em local proibido.
Os marronzinhos aplicaram mais multas, no ano passado, na rua Professor Álvaro Pavan e, de janeiro a agosto deste ano, na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco.
Efeito campanhas?
A secretaria reforçou, em nota, que é importante lembrar que os equipamentos de fiscalização eletrônica se mantêm instalados nos mesmo locais desde 2015, sendo que em alguns locais os radares encontram-se no mesmo ponto desde 2002. A pasta também informou que realiza uma série de campanhas educativas voltadas à conscientização dos motoristas quanto à importância do respeito à sinalização e à legislação de trânsito. Alguns exemplos são as campanhas que alertam sobre o perigo do uso do celular ao volante; a importância do respeito aos pedestres, entre outras. Este trabalho, de acordo com o órgão público, colabora para a diminuição nos índices de autuações.
*Texto supervisionado pelo editor.