Os municípios de Guararema e Suzano apresentaram queda nas multas de trânsito em relação aos meses de janeiro e agosto do ano passado. Os números são -26% e -5%, respectivamente. Em Itaquaquecetuba o índice aumentou em 74%. De acordo com as Secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana, as principais infrações são de falta do uso de cinto de segurança, excesso de velocidade, uso do celular ao volante, paradas em lugares proibidos e estacionamento de forma incorreta ou inapropriada.
A principal infração em Itaquá foi a falta do uso do cinto de segurança. A secretaria informou que o maior número de multas são registradas pelos agentes de trânsito, que também inclui, além da não utilização do cinto de segurança, uso do celular ao volante. Os principais lugares em que ocorrem essas infrações são nas avenidas, em especial a Ítalo Adami. Já as multas de paradas em locais proibidos ocorrem, principalmente, na área central.
Em Guararema, a principal infração é o excesso de velocidade. A secretaria explicou que a queda no número de multas é em razão das campanhas realizadas pela diretoria de trânsito. Os três radares da cidade registraram, no ano passado, 13.837 infrações e neste ano foram 10.163; uma queda de 26%. Já as autuações feitas pelos agentes de trânsito somam 3.512 em 2017 e 2.596, redução, também, de 26%. O principal motivo para os agente de trânsito multarem os motoristas é pela falta do uso o cinto de segurança. O ponto em que se mais multa é no radar localizado na avenida Antonio Teixeira Muniz.
Autuações em Suzano
Por sua vez, em Suzano, a queda de multas por radares foi de 71% e 17% por agentes de trânsito. Já pela Polícia Militar houve um aumento de 77%. Há dez radares instalados e as principais vias onde ocorrem as autuações são as das região central. A área, de acordo com a pasta, é a região com maior número de autuações. A maioria das multas é por condutores com falta de uso do cinto de segurança, com cerca de dez mil autuações no ano passado. Estas autuações são flagradas, na maioria, pelos agentes de trânsito. A maior parte da multas registradas é por transitar em velocidade superior em até 20% do que é permitido. Foram aproximadamente 40 mil autuações em 2017. Este tipo de autuação é feita pelos radares, nas maioria das vezes.
*Texto supervisionado pelo editor.