A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, e o prefeito Marcus Melo (PSDB) visitaram, na manhã de ontem, a Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI), para a aula inaugural dos cursos profissionalizantes que começaram a ser oferecidos no espaço. Ao todo, serão 14 turmas, de cursos de gastronomia, manicure e pedicure, maquiagem, pequenos reparos (corte e costura) e minioficinas de culinária.
"O que vocês estão vivendo hoje é um sonho que começamos a sonhar no ano passado. Tivemos várias dificuldades no caminho, mas conseguimos superá-las e hoje estamos aqui. Foi um sonho construído por muitas mãos e o que mais quero é que vocês se apropriem deste espaço, deem valor a esta oportunidade e ajam como multiplicadores, levando para as pessoas informações sobre o trabalho que estamos desenvolvendo aqui", destacou a presidente do Fundo Social.
O prefeito parabenizou todos os envolvidos no projeto da EEI e desejou um ótimo curso a todos. "O maior objetivo deste espaço é despertar nas pessoas o desejo de empreender. Precisamos muito do apoio de vocês para que possamos construir juntos. Vocês estão tendo uma oportunidade de ouro, pois foram selecionados entre 1,8 mil inscritos. Aproveitem essa oportunidade. Nossa cidade está precisando de mão de obra qualificada e este é um primeiro passo nesse sentido", pontuou.
Ontem, seis turmas, sendo duas de maquiagem, duas de pequenos reparos e duas de gastronomia, foram iniciadas. Hoje, começam as aulas das minioficinas de culinária. E na segunda-feira, terão início as aulas de mais seis turmas.
Os cursos têm 40 horas de carga horária total, sendo dez aulas com quatro horas de duração cada. Já as minioficinas reúnem cinco aulas com quatro horas de duração cada, somando 20 horas de carga horária total. Todos os módulos serão concluídos no final de novembro.
As aulas serão realizadas nos três espaços dentro da EEI que já foram concebidos para receberem cursos do Fundo Social: Stúdio Culinária, Corte e Costura e Espaço da Beleza.
A gestora da entidade, Gisele Cristina Rodrigues, informou que, além das aulas, os alunos deste primeiro ciclo já poderão contar com o atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em três dias extras à carga dos cursos.
O chef, diretor e professor de gastronomia no Centro de Aprendizado Gastronômico em Mogi, Roque Thomazini, também participou da aula inaugural. Ele foi um dos profissionais que contribuiu diretamente para o projeto do Stúdio Culinária, onde são ministradas as aulas de gastronomia clássica. "Aproveitem essa oportunidade de ouro que estão tendo. A gastronomia atualmente é uma área que está oferecendo muita oportunidade de emprego", destacou.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5902, da Escola de Empreendedorismo, ou então pelo 4798-5143, do Fundo Social de Solidariedade.