O restaurante popular Bom Prato de Mogi das Cruzes, localizado na rua Professor Flaviano de Melo, 378, poderá ficar aberto também aos finais de semana. A informação é do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento Júnior, durante visita à unidade na tarde de ontem.
Em entrevista à Imprensa, foi informado que estão sendo realizadas pesquisas e estudos para que, posteriormente, o Bom Prato funcione aos sábados e domingos, conforme demanda. "Estamos fazendo pesquisas e acompanhando. A maioria da população entende que sábado é positivo, outros falam que não viriam tomar café. Tudo tem que ser bem estudado porque há um custo para o Estado", explicou.
Durante a visita a Mogi, o secretário Nascimento Júnior também fez um acompanhamento dos voluntários do programa Viva Leite (programa que leva leite às pessoas carentes), com o objetivo de aumentar o atendimento. "Temos algumas dificuldades e estamos buscando um aumento no atendimento. Logo vem aí uma nova licitação e nada melhor do que ouvir aqueles que fazem a entrega do leite", afirmou o secretário.
Outro ponto levantado por Nascimento foi a questão da construção do Bom Prato no distrito de Jundiapeba. Atualmente, a secretaria estuda junto à Prefeitura de Mogi como será o layout do contrato, já que a unidade poderá ser instalada em um prédio já existente ou até mesmo ser construída do zero. "É uma ideia que já está em processo, estamos discutindo para ver qual o melhor layout desse contrato, quantas refeições serão oferecidas, se serão 1.500 ou 2 mil e, em cima disso, pensaremos nos equipamentos e quantidades", ressaltou.
Para o prefeito Marcus Melo (PSDB), a administração municipal está trabalhando para que a construção do Bom Prato seja em parceria com o Estado, que "já se mostrou sensível" em relação a isso. "O secretário veio almoçar conosco e estamos trabalhando para trazer mais uma unidade em Jundiapeba. Já temos o imóvel e o compromisso de construir ou alugar. Faremos o que for mais rápido para atender aos moradores de Jundiapeba".
População
A aposentada Maria de Lourdes Casiano, de 62 anos, conversou com a reportagem logo após almoçar no Bom Prato. "Eu sempre venho, é muito bom", disse. Questionada sobre a proposta do local abrir aos finais de semana, ela disse ser "uma ótima ideia". "Eu acho ótimo para as pessoas que não tem família".
O aposentado Nataniel Ribeiro, 71, sai todos os dias de casa, em Braz Cubas, para almoçar no Bom Prato. "A comida é muito boa, e se abrir aos finais de semana eu vou vir também", finalizou.