Com o aumento das chuvas no Alto Tietê, as prefeituras da região começaram a planejar ações de conscientização sobre o combate à dengue. As informações foram divulgadas nesta semana pelas administrações de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Guararema, Arujá e Poá. Neste ano, 27 casos da doença foram identificados nas cidades, somente em Poá não houve registro em 2018.
As ações para a conscientização da população envolvem visitas às casas dos moradores, para realização de ações educativas e até mesmo autuações, quando há necessidade. Já as orientações são para manter vigilância e cuidados permanentes nas residências, empresas ou ambientes de trabalho. A equipe alerta a todos quanto ao descarte de recipientes sem uso e materiais inservíveis para evitar o acúmulo de água parada. Recomendam também a vistoria semanal do quintal, vasos de plantas, cobertura de caixas d'agua, dentre outros.
Em Mogi, a prefeitura informou que neste ano foram registrados cinco casos no município, sendo um importado. As ações de combate à dengue e outras arboviroses são permanentes na cidade, que conta com o Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses.
Já em Suzano, a Secretária de Saúde comunicou que neste ano houve 13 casos confirmados de dengue, porém, nos últimos dois meses nada foi registrado. "O combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) é constante. A ação também é realizada quinzenalmente em locais que apresentam risco de proliferação, como pátios de ferro-velho, borracharias, depósitos de lixo, chácaras de veraneio com piscina, dentre outros", ressaltou a pasta em nota. A secretaria também solicitou a colaboração de toda a comunidade durante o período de chuvas, a época de reprodução do mosquito transmissor.
Em Itaquá, foram registrados dez casos, sendo seis importados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também realiza um trabalho de conscientização no município. Em Guararema e Arujá, foram registrados um caso em cada cidade e as administrações municipais também realizam ações especiais para evitar a proliferação do mosquito.
Apenas em Poá não foram registrados casos de dengue ao longo deste ano. O Departamento de Vigilância em Saúde realiza frequentemente visitas às casas dos poaenses para combater o mosquito.
* Texto sob supervisão do editor