O novo ginásio de esportes de Mogi das Cruzes será entregue no primeiro semestre de 2020. O local terá 500 lugares e abrigará a Escola de Basquete, que tem o objetivo de formar a categoria de base do time principal da cidade. O espaço também terá capacidade para receber eventos esportivos, como campeonatos de futsal. A estrutura será construída ao lado do Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no Mogilar.
A ordem de serviço para construção foi assinada ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB). A prefeitura investirá R$ 6.477.678,00 na obra. Depois do processo licitatório, que contratou a empresa PS Engenharia, Construção e Comércio Ltda, a administração municipal economizou R$ 2,1 milhões. A previsão é de que o projeto leve 18 meses para ser construído. Na próxima semana, a construtora inicia as sondagens na área.
Melo ressaltou que esse é o maior investimento feito pela prefeitura na área do Esporte. "Recebemos no Ginásio Hugo Ramos (Mogilar) grandes jogos. Tivemos a oportunidade de receber times da China e da Austrália quando ocorreram as Olimpíadas de 2016. Naquele momento, identificamos que era preciso ter dois espaços para treinamento de grandes equipes. O novo ginásio vai receber grandes jogos, treinamentos e o principal é a Escola de Basquete, pois a cidade o escolheu como modalidade de alto rendimento", afirmou.
Além do basquete, outras modalidades serão priorizadas no novo ginásio, que receberá aulas de iniciação esportiva em diversas modalidades, como futsal, vôlei e handebol. "Este ginásio foi projetado, inclusive, com uma características para receber jogos de futsal. O Hugo Ramos não tem um tamanho oficial para futebol de salão, que é 20 x 40 metros. Temos uma grande demanda aos fins de semana por competições. No Hugo Ramos tivemos campeonatos de judô, jiu-jitsu e karatê. Por causa da localização, uma estrutura apoiará a outra", destacou Melo.
De acordo com o prefeito, a prefeitura tem investido no esporte nos últimos meses, com a instalação de quadras de grama sintética e streetball (basquete de rua). "Estamos apoiando mais atletas de Mogi que representam a cidade nas competições e temos conseguido êxito no treinamento. O mais importante é criar espaços públicos com acompanhamento da prefeitura ou parceiras, com as universidades, para tirar as crianças da rua", acrescentou.
Futebol
Mogi voltará a receber o maior evento de futebol de base do Brasil. O prefeito já adiantou que a administração municipal está em contato com a Federação Paulista de Futebol (FPF) para realizar os jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, na Vila Industrial.