Apenas três Fundos Sociais do Alto Tietê são responsáveis por atender cerca de 340 entidades. Mogi das Cruzes apoia cerca de 200 instituições; Suzano colabora com aproximadamente 110 e Ferraz de Vasconcelos atende mensalmente outras 30. Arujá oferece cursos de artesanato e profissionalizantes para 80 munícipes, além de apoiar 14 associações de bairros com as Campanhas do Agasalho e de Natal. Já Guararema, cuida de 250 famílias. 
Com os projetos e campanhas, Mogi atende cerca de 12 mil famílias. As ações mais tradicionais são a "Campanha do Agasalho" e o "Natal de Sorrisos", que faz a doação de brinquedos. Um dos focos do Fundo Social é oferecer cursos profissionalizantes que gerem renda para as famílias. O programa Mãos na Massa, curso de corte e costura, beleza e de construção civil, que foi implantado neste ano, integram a lista.
A pasta mogiana também mantém os projetos Chefs Notáveis, Família Solidária, Food Truck Solidário e o Cabelegria. O Fundo Social conta com iniciativas para oferecer acesso à arte, cultura e esporte, levando crianças e jovens aos jogos do time de basquete da cidade, ao cinema e ao circo, por meio da parceria com o Circo dos Sonhos.
O Fundo Social de Suzano atende 542 suzanenses com a doação de alimentos, 1,6 mil crianças com a doação de ovos de Páscoa e 10.570 famílias na Campanha do Agasalho 2018. Em conjunto com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI), a pasta desenvolve programas e ações como o Baile da Melhor Idade, Programa Boa Visão, Projeto Cegonha da Solidariedade, Casamento Comunitário, Miss e Mister Melhor Idade, Gincana Esportiva da Melhor Idade, além das Promotoras Legais Populares, Loja do Bem, Carnaval da Melhor Idade e Sabores do Alto Tietê.
O município mantém parceria com o Fundo Social Solidariedade do Estado São Paulo (Fussesp), por meio da Escola da Moda, Escola de Pedraria, Escola de Construção Civil I (pedreiro), Escola de Construção Civil II (azulejista), Escola de Padaria, Natal Espetacular, Costurando o Futuro, Escola de Beleza, além de mais de 25 tipos de cursos.
Em Ferraz de Vasconcelos, a escola profissionalizante é a ação de maior destaque do Fundo Social. A iniciativa oferece cursos de cuidador de idoso, eletricista, maquiagem e cabeleireiro. Além disso, a pasta desenvolve o projeto Natal Espetacular, distribui cestas básicas para as famílias mais carentes e apoia mensalmente instituições com doações de alimento e roupas.
Arujá oferece cursos de manicure e pedicure, artesanato, culinária, tricô e crochê. Neste último caso, todas as peças confeccionadas são destinadas a instituições que tratam crianças e adolescentes com câncer (TUCCA, GRAAC e Rede Hebe de Camargo), além de idosos de dois asilos.
Já em Guararema, a grande novidade do Fundo Social foi a implantação da Oficina Livre de Reparos e Reformas de Roupas. A ideia é oferecer orientação profissional, ajudar no reforço da economia doméstica e geração de renda. Além disso, a cidade disponibiliza cursos de Corte e Costura, assistente de cabeleireiro, manicure e pedicure, panificação e pedreiro.