O Grupo Estudantil Se Ligue realizou na quarta-feira e ontem a 4ª Feira do Estudante e do Jovem Empreendedor, em Ferraz de Vasconcelos. A edição desse ano recebeu cerca de 4 mil alunos nos dois dias do evento, que concorreram a bolsas de estudos em cursos de graduação, cursos livres, técnicos, profissionalizantes e de idiomas.
Na ocasião, os visitantes puderam conhecer estandes das instituições de ensino superior da região, de cursos profissionalizantes e idiomas, bem como cursinhos populares da cidade.
Os frequentadores puderam ainda conhecer projetos de estudantes da região, como o projeto de alunos do Instituto Federal de Suzano, que aborda as consequências de ocupações irregulares em áreas de manancial no bairro do Cambiri, em Ferraz. Também apresentaram seus projetos alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Escola Técnica (Etec) do município.
Para um dos idealizadores da feira, o professor e vereador Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue, o projeto foi um sucesso, pois o evento abriu caminho para diversos alunos que não sabiam para onde e como seguir. "Nós tínhamos vários pontos que estavam oferecendo testes vocacionais, além de profissionais de variadas áreas que estavam tirando todas as dúvidas dos alunos", relatou o professor.
Além das oportunidades de estudar, os alunos também tinham à disposição uma oficina para montagem de currículo e uma agência de empregos que recebeu cadastros para vagas de estágio e menor aprendiz.
Segundo o professor da Etec, Ademir Cardoso, o evento é de extrema importância também para os voluntários que ajudam na organização. "A feira é uma oportunidade para os alunos conhecerem como o mercado de trabalho funciona. Essa parceria entre a Etec e o Grupo Se ligue mostra que os jovens estão preparados para encarar os desafios que os aguarda no futuro", finalizou Cardoso.
A iniciativa do evento é uma parceria entre a Etec de Ferraz de Vasconcelos, a Diretoria de Ensino da região de Suzano e Ferraz, do parque de diversões Hopi Hari e da empresa Montreal Eventos.