A Secretaria da Educação realizou na última sexta-feira o II Seminário de Aleitamento Materno. O evento teve a presença do vice-prefeito e secretário da Saúde e da Mulher, Marcos Ribeiro da Costa, o Marquinhos Indaiá e da coordenadora do Departamento de Apoio à Mulher, Jeruza Lisboa Pacheco Reis, além de outros representantes do Poder Público, da sociedade civil organizada, funcionários de diversos departamentos da prefeitura e munícipes.
A ação faz referência ao projeto de lei que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno (Agosto Dourado). "A proteção da mãe com o seu filho começa quando ela amamenta, e difundir essa informação é uma obrigação de todos nós que temos acesso a ela. A mão que balança o berço é a mão que muda o mundo", disse Marquinhos Indaiá.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Apoio à Mulher, Jeruza Reis, a profissional, que também é mãe, encontra dificuldade para ter direito a esse gesto. "Sou mãe de quatro filhos, e também uma profissional, tanto quando era advogada quanto vereadora, sempre amamentei. Algumas vezes, durante a sessão, eu me ausentei para amamentar. Esse momento é divino, toda a mulher deveria ter direito a desfrutá-lo".
Para Vanessa Afonso de Faria Pereira, fisioterapeuta da Rede, coordenadora do projeto Amamenta Poá desde 2009 e representante da Rede Cegonha no município, o projeto visa conscientizar que a amamentação não engloba somente a mãe e o bebê, mas toda a sociedade. "Existem tantos pontos importantes que partem da amamentação, além da saúde da mãe e do bebê. Este ato não polui, é renovável e não precisa de embalagem, contribuindo até para o meio ambiente", informa.
Além das palestras ministradas por profissionais da Rede Municipal, o evento contou com apresentação de dança (Grupo Esperança e Secretaria da Cultura) e teatro (Batuíra). Contribuíram também com a atividade: Francisca Marcelina (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social); Andreia Santana (Secretaria de Saúde e da Mulher); e Sidneia Bueno Costa (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Poá).
Agosto Dourado
O objetivo é intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno e mobilizar a sociedade em prol da amamentação no País.
A Organização Mundial de Saúde orienta que recém-nascidos devem ser alimentados exclusivamente com leite materno, mas dados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) apontam que, no continente americano, essa recomendação é seguida por apenas 38% das famílias. O aleitamento é essencial para a saúde das crianças.