O número de acidentes de trânsito em Mogi das Cruzes registrou uma queda de 12% em outubro deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. Os registros passaram de 100 ocorrências no ano passado para 88 neste ano, indicando um avanço nas políticas de segurança viária adotadas pelo município. Esta foi a terceira redução seguida de sinistros: em agosto, os acidentes de trânsito com morte tiveram queda de 30%; em setembro, o total de acidentes nos primeiros meses de 2025 em relação a 2024 foi de 23,9% menor.

Os dados são do Infosiga, portal oficial do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran), que reúne informações sobre o trânsito. As reduções, segundo o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito de Mogi, Felício Kamiyama, são resultado de uma série de medidas implementadas ao longo de 2025, com destaque para as ações educativas e de conscientização voltadas a motoristas, motociclistas e pedestres. Campanhas em escolas, empresas e vias públicas reforçaram a importância do respeito às leis de trânsito e do comportamento seguro nas ruas.

“Outro fator que contribuiu foi o reforço na sinalização viária. A revitalização de recursos de solo, placas, semáforos e algumas outras alterações, sem dúvida, também ajudaram a tornar o tráfego mais seguro”, afirma Kamiyama.

A intensificação da fiscalização também teve papel fundamental na queda dos índices. Operações de rotina, blitzes de direção segura e o uso de tecnologia para monitoramento ajudaram a coibir infrações, como excesso de velocidade, uso de celular ao volante, direção sob efeito de álcool, estacionamento em local proibido (o que pode dificultar a visão de motoristas e pedestres e a passagem de veículos) e outras irregularidades que aumentam os riscos no trânsito.

A população pode acionar a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito pelo telefone 0800 773 0194.