O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) oficializou ontem a criação do Conselho do Fundo Social de Solidariedade, que reúne as primeiras-damas, presidentes e coordenadoras dos Fundos Sociais das 11 cidades. A iniciativa é inédita na região e visa estimular o desenvolvimento de ações integradas e de alcance regional.
Por consenso das próprias participantes, o novo Conselho terá como coordenadora a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Guararema, Vanessa Noronha Leite. Larissa Antoniassi Ashiuchi, de Suzano, foi eleita coordenadora-adjunta, e Andressa Lopes, de Poá, a secretária.
Elas agora irão cuidar da articulação do grupo de trabalho, o qual já tem um segundo encontro agendado para o próximo dia 24, em Suzano, com uma palestra que vai abordar o tema Assistência Social e Assistencialismo.
O grupo também definiu que as reuniões do Conselho serão itinerantes, cada mês num município, o que permitirá que as representantes possam conhecer "in loco" as iniciativas desenvolvidas pelos Fundos Sociais.
"Isso vai estimular a integração entre os Fundos Sociais e a troca de experiências, com uma cidade ajudando a outra. Além disso, vamos planejar o desenvolvimento de ações coletivas e com alcance regional", comentou a coordenadora Vanessa Leite. "Essa integração será fundamental para ajudar a divulgar os projetos e também na captação de recursos para viabilizar as ações", acrescentou a coordenadora-adjunta, Larissa Ashiuchi.
O presidente do Condemat, Adriano Leite (PR), prefeito de Guararema, ressaltou que a proposta de criação do Conselho do Fundo Social partiu das próprias representantes dos municípios e foi incentivada pelos prefeitos, a partir da experiência das Câmaras Técnicas que reúnem os gestores de áreas estratégicas nas prefeituras e subsidiam as ações do consórcio.