Hoje, Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Prefeitura de Mogi das Cruzes receberá uma nova premiação do Governo do Estado, em São Paulo, pelos resultados práticos alcançados por meio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose. O novo prêmio está associado à eficácia da equipe da Secretaria Municipal de Saúde na atualização do sistema TBweb, onde são inseridos dados da doença dos pacientes e outras informações dos municípios.
Entre os dias 1 e 15 de março, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu a primeira fase da Campanha de Intensificação Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios, quando foram coletadas 112 baciloscopias e feito diagnósticos de tuberculose pulmonar em seis amostras. O trabalho é realizado todos os anos, uma no primeiro e outra no segundo semestre, com o objetivo identificar precocemente pessoas com tosse persistente e realizar a coleta de material para exames de tuberculose. Os casos positivos são encaminhados para tratamento.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch (BK) e sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa pela fala, tosse ou espirro.
Entre os principais sintomas são tosse (em geral que persiste por mais de 15 dias), febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos.
Quem tiver alguma dúvida sobre a doença pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou diretamente o Programa, que funciona na Unidade de Atenção aos Programas de Saúde (UAPS-1), que fica na rua Rui Barbosa, 174, Jardim Santista. Informações: 4724-8047.