A Prefeitura de Suzano realizou no último sábado (13) o último mutirão de castração de cães e gatos do ano. Ao todo, foram efetuados 158 procedimentos, contemplando 85 cães e 73 gatos, todos com microchipagem, que garante a recuperação do pet caso ele se perca. A previsão é de que a próxima edição seja realizada em janeiro do próximo ano.

A iniciativa ocorreu na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no bairro Jardim Santa Helena, e marcou o encerramento das ações voltadas ao bem-estar animal no município. 

Com os resultados desta edição, a cidade encerra o ano com 932 animais castrados em 2025. Desde o início do programa, em 2018, ainda na gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, Suzano já soma 11.108 cães e gatos castrados, reforçando a importância da ação como política pública voltada ao bem-estar animal, à saúde dos pets e ao controle populacional, contribuindo também para a redução do abandono.

Para esta edição, foram convocados 260 animais de tutores previamente cadastrados, no entanto, apenas 158 compareceram, o que impede que outros animais sejam atendidos. “Apesar dos chamamentos antecipados e orientações claras, mais de cem munícipes não compareceram e perderam a oportunidade. Ainda assim, ficamos contentes em saber que mais de 11 mil pets já foram atendidos, mas esse número poderia ter sido ampliado de forma expressiva”, destacou o titular da pasta, André Chiang.

O chefe da pasta ainda ressaltou a importância de oferecer gratuitamente cuidados essenciais aos animais do município. “Garantir esse atendimento sem custos é uma forma de assegurar mais saúde e bem-estar aos cães e gatos da cidade, além de apoiar os tutores e fortalecer a proteção animal. Foi uma iniciativa que começou com o nosso sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi e segue forte na gestão do prefeito Pedro Ishi”, afirmou Chiang.