Metade da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da avenida Kaoru Hiramatsu, na Porteira Preta, foi concluída. As obras foram iniciadas no fim de agosto de 2015 e a previsão é que sejam concluídas em meados do segundo semestre.
A expectativa é que a segunda UPA de Mogi das Cruzes possa ser entregue no período de celebração do aniversário da cidade, em setembro. A unidade conta com um investimento de R$ 3,8 milhões.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Claudio de Faria Rodrigues, as obras da UPA seguem em ritmo acelerado. "A unidade está com 50% das obras executadas. Foi concluída toda a estrutura da parte de alvenaria, lajes e coberturas. Alguns espaços, como a área administrativa e de diagnóstico estão recebendo revestimento interno em massa, como chapisco e reboco. Estamos bem avançados", esclareceu.
O secretário informou que as próximas etapas da obra consistem na implantação da parte elétrica e hidráulica. "Além da parte de infraestrutura elétrica e hidráulica, agora vamos fazer a distribuição lógica para os gases medicinais nas salas de atendimento. Acredito que, em mais 60 dias, vamos começar a atacar as áreas externas do prédio. Iremos aguardar o período de chuvas acabar para iniciar este trabalho", acrescentou.
Rodrigues detalhou que a implantação da infraestrutura contempla a criação do estacionamento para receber os pacientes. "Como é uma unidade 24 horas, temos o espaço para instalação do gerador, a parte da drenagem e hidráulica, a calçada externa, além do gramado e o muro frontal, pois os laterais e do fundo já foram concluídos".
Segundo o secretário, no fim do ano passado havia apreensão em relação ao repasse de verbas do governo federal. No entanto, ele informou que a situação foi normalizada em fevereiro. "Uma parcela de 40% do montante total da obra foi repassado. Outros 20% já tinham sido encaminhados. O restante será entregue no decorrer da obra", contou.