A inauguração do Teatro Municipal de Poá é uma incógnita na cidade. A população nem acredita mais na possibilidade de o espaço cultural ser aberto ao público. A construção do prédio teve início em 2013 e, em julho de 2014, 54% dos serviços tinham sido concluídos. A previsão era que as obras fossem concluídas em dezembro de 2014, mas o local parece estar abandonado. A reportagem do Grupo Mogi News também questionou a prefeitura sobre o novo prazo para a entrega do empreendimento, mas ninguém se posicionou até o fechamento desta edição.
O trânsito da cidade também foi prejudicado por conta das obras do teatro, que foram orçadas em R$ 15 milhões. Parte da Alameda Pedro Calil, no centro, foi tomada pelos tapumes que cercam o espaço, deixando a via estreita para o tráfego de veículos. Não é difícil notar a existência do empreendimento no local, que chama a atenção por ter uma grande estrutura.
A professora Naiara Posseara, de 34 anos, observou que a situação do local, onde o teatro foi construído, trouxe complicações para os motoristas. "O empreendimento seria muito importante para melhorar a questão cultural da cidade, mas acabou atrapalhando o trânsito e o teatro ainda nem foi inaugurado", avaliou. "Acredito que essa será mais uma obra em que os políticos vão 'empurrar com a barriga', ainda mais porque estamos em ano eleitoral, pois acredito que esse seja um problema de gestão", finalizou a educadora, ressaltando também que a cidade cresceu muito, culturalmente, por isso o espaço será importante para a população.
Mas também tem poaense que nem acredita na inauguração do teatro. "Acho que isso não tem mais jeito e vai longe, pois estamos em ano de eleição", disse o açougueiro Adriano Lima Nunes, 38. "Nem acredito que o teatro seja entregue neste ano".
Além do Teatro Municipal, o conferente Jacir Nascimento, 53, lembrou de outros serviços que paralisaram na cidade. "De que adianta ter um teatro bonito e a cidade cheia de água. Isso é um excesso de irresponsabilidade, pois tem várias obras paradas em Poá", criticou. "Falta concluir o teatro, o piscinão e ainda tem a Praça da Juventude", lembrou.
Estrutura
O teatro tem uma estrutura com capacidade para 604 lugares. O empreendimento tem 5,1 mil metros quadrados de área construída, contando com bilheteria, recepção, sala de teatro, com espaço para plateia, balcão e camarotes. O espaço cultural tem uma sala de projeção, palco, sub-palco, armazém de cenários, sala de adereços, camarins, refeitório, biblioteca, midiateca e salas de dança.