Mogi das Cruzes está entre os 27 municípios da região metropolitana contemplados na primeira etapa do Programa Família Paulista, lançado no final do ano passado pelo governo do estado de São Paulo. Hoje, às 9 horas, o prefeito Marco Bertaiolli (PSD) receberá as equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social e demais secretarias municipais, envolvidas no projeto, para uma reunião técnica de implantação na cidade.
O programa Família Paulista é uma estratégia de enfrentamento da extrema pobreza, por meio de um modelo de gestão integrada e colaborativa, reunindo prática de redes e da ação intensiva de doze meses nas famílias em territórios de alta vulnerabilidade. Os detalhes do projeto foram apresentados pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, no ano passado, durante sua participação em reunião do Consórcio Regional dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), presidido pelo prefeito.
A atuação do programa Família Paulista é dividida em dois ciclos: ciclo de trabalho com o município e ciclo de trabalho com as famílias. As ações voltadas aos territórios podem contemplar a expansão da rede de água, esgoto e energia elétrica, a pavimentação de vias públicas, a construção ou revitalização de áreas de lazer ou espaços coletivos de convivência, dependendo das necessidades. O principal objetivo é favorecer e estreitar o diálogo entre as famílias assistidas com as áreas da habitação, educação, trabalho e renda e saúde. 
A ação com as 27 primeiras cidades, onde Mogi está incluída, terá duração de 24 meses. O período contempla quatro meses para planejamento inicial e capacitação em parceria com município, 12 meses de trabalho intensivo com as famílias e oito meses para o acompanhamento e avaliação de resultados. Inicialmente, serão atendidas 4,5 mil famílias mogianas.