Policiais do 17º Batalhão de Mogi das Cruzes aumentaram em 30,1% a quantidade de prisões em flagrantes realizados entre os meses de janeiro a outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados da própria corporação, obtidos com exclusividade pelo Mogi News, foram realizados 751 flagrantes neste ano, contra 577 em 2014.
A prisão por tráfico de drogas foi o indicador que apresentou o maior aumento, 166%. Segundo dados do batalhão, entre janeiro e outubro desse ano, foram feitas 237 prisões em flagrante, ante as 89 realizadas durante o mesmo período do ano passado.
Os casos de prisões por furto de veículos também aumentaram na comparação com os dois anos. Os números apontam que os PMs do 17º efetuaram 22 prisões por esse crime, ao passo que em 2014 foram 14 detenções semelhantes. Um acréscimo de 57,1%. Por outro lado, as prisões em flagrante por roubo de veículo teve uma elevação menor, 24,4%.
Dois indicadores chamam a atenção devido à elevação nas prisões serem iguais. De acordo com os dados da PM de Mogi das Cruzes, tanto os flagrantes por porte de arma, quanto ato infracional, apresentaram uma elevação de 30,4%. A estatística aponta que nos casos de porte de arma ocorreram 30 prisões, ante as 23 do mesmo período anterior. Já nos casos de apreensão de menores, a Polícia Militar efetuou 150 flagrantes, contra 115, de janeiro a outubro do ano passado.
O major Anderson Caldeira, do 17º Batalhão, comemorou os resultados obtidos neste ano, principalmente no que diz respeito à prisão por tráfico de drogas. "Merece destaque a ação contra traficantes que atuam na cidade. As prisões saltaram de 89 para 237 casos. Com isso, muita droga foi retirada de circulação, contribuindo para o devido controle de ações de facções em desfavor da sociedade local".
De uma forma geral, o policial explicou que parte dessa produtividade foi alcançada com o apoio dos moradores de Mogi. "Os resultados satisfatórios se devem às ações de busca de confiança junto aos bairros, com a chegada de grande número de denúncias corretas e pontuais. O Disque Denúncia, por meio do 181, é fundamental para o sucesso", finalizou.
Dados em queda
Outros indicadores, na comparação com os dois períodos, não apresentaram evolução. No caso das prisões em flagrante por homicídio foram registrados dois casos a menos. Neste ano, a PM de Mogi conseguiu prender cinco pessoas logo após ter cometido o crime. No ano passado foram sete prisões.
As prisões por porte de drogas, roubo e furtos de objetos também registraram diminuição. Segundo o levantamento do 17º, as quedas foram de 81,2%, 18% e 8,79% respectivamente.