A Prefeitura de Mogi das Cruzes conquistou a escritura de 55 mil metros quadrados dos antigos clubes Siderúrgico e Campestre, no Alto Ipiranga. Agora, a administração municipal vai converter o espaço no Parque da Cidade, um projeto assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, com obras que começam no início de 2016. A expectativa é que o parque seja entregue até dezembro do próximo ano. A anúncio foi feito ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) que afirmou que a licitação para contratar a empresa responsável pela obra será aberta no início da próxima semana. A construção do complexo está orçada em R$ 12 milhões. O prefeito disse que deve pedir recursos do governo estadual para construir o parque. Essa é a última área verde no centro de Mogi.
A administração municipal já tinha a posse de 30 mil m² do Clube Campestre por decisão da Justiça. Há cerca de dois anos, a Prefeitura pleiteava outros 55 mil m² que pertenciam ao governo federal. Na quarta-feira foi publicado no Diário Oficial da União uma portaria que transferia o terreno ao município. "Nosso desespero aumentou para conquistar a área, pois 2016 é um ano eleitoral e o governo federal fica impedido de passar áreas e a Prefeitura não pode recebê-las. Depois de duas viagens a Brasília, e com a interferência do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, conseguimos que o ministro do Planejamento (desde a tarde de ontem, Ministro da Fazenda), Nelson Barbosa, transferisse os 55 mil m². Hoje (ontem), fui com o secretário de Obras, Claudio Rodrigues, assinar o escritura de transferência", afirmou o prefeito.
O projeto assinado por Ohtake custou R$ 150 mil e prevê a criação de um parque com diversos espaços, area com campo de futebol e quadras de basquete e vôlei, além de um prédio multiuso com restaurante, teatro de arena, bosque com árvores nativas do Alto Tietê, campo de flores da região, playground integrado com uma Academia da Terceira Idade (ATI) e um borboletário. E ainda pista de caminhada e ciclovia. Tudo será criado no espaço de 55 mil m². Nos outros 30 mil m² serão criadas churrasqueiras, amplo estacionamento, além da manutenção do bosque existente.
O parque será cercado por árvores. Arbustos irão ladear o piscinão. A praça do Oito será integrada ao espaço que contará com duas entradas, uma pela avenida Jardelina de Almeida Lopes e outra pela rua Francisco Afonso de Melo. A estrutura contará ainda, com um portal de entrada e um espelho de água cercado por palmeiras imperiais. 
O prefeito afirmou que o município não dispõe do valor para a criação do espaço, mas ressaltou que vai pleitear o recurso. Na semana entre o Natal e o Ano Novo ele vai se reunir com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e levará a proposta.