A Secretaria Estadual de Educação ingressou na Justiça com um pedido de reintegração de posse da escola estadual Francisco de Souza Mello, no Botujuru, que foi ocupada por pais e estudantes na manhã de segunda-feira. A informação foi divulgada pela dirigente regional de ensino de Mogi das Cruzes, Rosânia Morales Morroni. Uma reunião entre um grupo de pais e a dirigente foi realizada na tarde de ontem.
Segundo a dirigente, durante a reunião com os pais, todos os dados sobre a reorganização foram apresentados e as dúvidas esclarecidas. Ela afirmou que solicitou que os pais apresentem propostas para a escola, mas pediu que a unidade seja desocupada. "A reunião foi muito boa e houve respeito mútuo. As aulas continuam, mas o trabalho dos funcionários da diretoria de ensino está sendo cerceado, a nutricionista, por exemplo precisa verificar a merenda. Estamos aberto ao diálogo e pedimos que eles apresentem as propostas o mais rápido possível, no entanto, só vamos continuar a conversar se eles desocuparem a escola", afirmou. A situação continuará a ser monitorada.
De acordo com o grupo que ocupou a escola, a iniciativa é pacífica e as aulas continuam. Eles afirmam que a decisão de ocupar a escola foi tomada no último sábado e que os estudantes da unidade foram consultados sobre a questão. O grupo informou que protesta contra o projeto de reorganização proposto pela Secretaria Estadual de Educação. Com a proposta, a escola se tornaria apenas de ensino médio e o restante dos alunos seria transferidos para a escola estadual José Ribeiro Guimarães.
A conselheira estadual do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Inês Paz afirmou que duas reuniões foram realizadas ontem para discutir o assunto. (L.N)