Um grande marco na história de Poá teve mais um avanço ontem. Trata-se da implantação do Centro Operacional Técnico do município, que contemplará três setores de segurança - Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM).
O prefeito Marcos Borges apresentou o projeto básico para o Major Alexandre dos Passos, subcomandante do 17º Grupamento de Bombeiros de Mogi das Cruzes - e Capitão Reinaldo Almeida Nascimento, Comandante do Sub Agrupamento de Suzano que atende as cidades de Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
Acompanhado dos Secretários de Segurança Urbana, Carlos Setsuo e de Obras Públicas, Paulo Silas Dornelas, Borges detalhou aos convidados como será o Centro Operacional a ser construído em uma área de 5 mil metros quadrados, ao lado da Praça de Eventos 'Lucília Gomes Felippe'.
Para ter a implantação do Corpo de Bombeiros, Poá irá celebrar um convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Segundo Borges, a carta de intenção para a celebração do convênio já foi entregue ao Governo e já foi aprovada. "Estamos aguardando o chamamento do Estado para assinarmos o termo do convênio e darmos sequência com o processo, como a abertura da licitação para a construção da grande obra".
Ainda segundo Marcos Borges, a unidade ficará em uma área com ótima localização favorecendo o deslocamento da futura corporação. A centralização também foi elogiada pelos representantes do Corpo de Bombeiros. Conforme explicou o Major Alexandre Passos, a localização fará a grande diferença quando do chamamento para o atendimento de uma ocorrência. "O local é estratégico para as nossas ações onde o tempo é primordial para salvar vidas".
Centro Operacional Técnico
A área que ficará localizada entre as ruas Spencer Vampré e Maragogipe (centro da cidade) abrigará o Posto de Bombeiros que terá dois pavimentos, a Defesa Civil do município que contará com o Apiário e o atendimento ao projeto "Anjos da Guarda", e a sede da Guarda Civil que abrigará o Centro de Monitoramento e de Inteligência.
O novo equipamento será construído através de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Conforme explicou, o secretário de Segurança, Carlos Setsuo, o primeiro ficará responsável pela formação da guarnição, pelo pagamento dos salários dos servidores e treinamento dos mesmos, além do apoio necessário com relação a viaturas. Em contrapartida o município doará a área para a implantação, custeio de manutenção e pelos bombeiros municipais.
Segundo relatou o Major Alexandre Passos, atendendo a um novo formato proposto pelo Governador Geraldo Alckmin as novas unidades do Corpo de Bombeiros terão em suas corporações bombeiros mistos, ou seja, do estado e do município.
Atualmente a cidade de Poá é atendida pelo Sub-Agrupamento do Corpo de Bombeiros de Suzano que também é responsável pelas unidades de Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.