O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Mogi das Cruzes realizou 1.313 atendimentos de janeiro até agosto. Deste total, 1.120 casos são processuais, quando o processo já está na Justiça e se propõem a conciliação entre as partes. Outros 193 casos são pré-processuais, aqueles quando as pessoas procuram resolver as questões por meio da conciliação, antes de acionar o Judiciário. O município conta com duas unidades do Cejusc: no Centro Cívico, que começou a atender a população em maio de 2014, e em Jundiapeba, a primeira a ser instalada.
Dos casos processuais, 605 atendimentos são relativos a área cível. Outras 515 demandas são de casos de família. Dos atendimentos pré-processuais, 125 casos foram referentes a parte cível, e outros 68 demandas de família.
Das audiências que foram realizadas na área cível processuais, 173 acabaram sendo prejudicadas pela ausência das partes. Enquanto 74 foram solucionados por meio da conciliação, outras 306 situações não tiveram nenhum acordo. Nos casos de família processuais, 179 audiências foram prejudicadas por ausência das partes.
Em outros 155 casos, houve acordo e 138 situações não foram solucionadas.
De acordo com o Cejusc, nos casos de processos que já estão na Justiça, o índice de conciliação é menor.
Segundo o levantamento do Cejusc, nas audiências de família pré-processuais, o índice de conciliação é grande. Foram 45 situações solucionadas. Outros oito casos foram prejudicados pela ausência das partes e apenas em uma audiência não houve acordo. Nos casos cíveis, 88 conseguiram ser solucionados, 16 não tiveram resultado enquanto 62 audiências foram prejudicadas por falta.
O Cejusc de Mogi funciona na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), no prédio III, no Centro Cívico. Os casos cíveis que são atendidos pelo órgão se referem, em sua maioria, a situações de relação de consumo, como cobranças indevidas, problemas com contratos e taxa de juros. Na área da família é comum surgir casos sobre pensão alimentícia e divórcio.
Jundiapeba
No Cejusc de Jundiapeba, entre janeiro e agosto, foram feitos 1.049 atendimentos. Deste montante, 880 são processuais e 169 pré-processuais. Nos processuais, 466 atendimentos foram da área cível e 414 de família. Nos casos pré-processuais, 110 casos foram cíveis e outros 59 de família.