Nesta quarta-feira, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mogi das Cruzes será palco de um debate sobre a liberdade de expressão. Na ocasião, será apresentado um pocket show com os integrantes do Teatro Experimental Mogiano (TEM) e uma palestra com o advogado e desembargador aposentado Marco Nahum e o jornalista Chico Ornellas. A entrada é gratuita e aberta ao público. A OAB fica na avenida Cândido Xavier de Almeida e Souza, 175. Mais informações pelos telefones 4799-2988 e 4798-1744.
A atividade faz parte da programação dos 50 anos do TEM e da "Semana do Advogado", promovida pela OAB, para celebrar o Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto. "Nós do TEM propomos à OAB esse debate especial, que irá integrar as duas programações, com um assunto que interessa ambas as partes", conta Milton Feliciano, integrante do grupo e organizador da programação.
A atração será dividida em duas partes. A primeira será o pocket show, desenvolvido pelo grupo TEM, no qual serão apresentados textos e músicas que remetem à censura sofrida na época da ditatura militar no Brasil. E, em seguida, palestras com especialistas. "A ideia é apresentarmos o contexto dessa época por meio de poemas, escritos e músicas do grupo. É um assunto do qual fomos vítimas. As canções foram escritas na década de 1960 e 1970, e faziam parte das peças que apresentávamos", explica Feliciano.
Segundo Feliciano, a escolha do assunto é de extrema importância nos dias de hoje. "A temática é atemporal. É um tema sempre em discussão. A liberdade de expressão, o papel da Imprensa e até o postura dos advogados em todo esse contexto serão debatidos. Esta volta ao passado como forma de reflexão para o futuro é muito importante e essêncial", afirma. Outro tema abordado na palestra será o monopólio midiático dos dias de hoje. "A Imprensa atualmente vem sofrendo muito isso. Onde os grandes veículos são os 'donos' das informações", diz o organizador.
Já para Marco Nahum, o debate proporcionará uma ligação entre o conceito de liberdade de expressão e a evolução da democracia. De acordo com ele, o grande diferencial será o questionamento do assunto, visto pelas diferentes personalidades interessadas."O conceito da liberdade de expressão trata-se da evolução da democracia, que, no caso, será discutido com base em todas as visões. A do já censurado TEM, a do jornalista que falará sobre o limite da Imprensa, e a conduta do advogado sobre o assunto".