Dentro das próximas semanas devem ter início os trabalhos de demolição dos imóveis da rua Hamilton Silva e Costa , que foram desapropriados em razão das obras de construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral, no centro de Mogi das Cruzes.
De acordo com o secretário municipal de obras, Claudio de Faria Rodrigues, as desapropriações dos 13 imóveis já se estão na reta final. "Nós contatamos todos os proprietários, já foi feito o acordo e o decreto também foi assinado na Prefeitura. Então, a gente está com uma expectativa muito boa de que nas próximas semanas façamos as intervenções nesses imóveis e comecemos com a demolição", disse.
Segundo Rodrigues, as demolições ocorrerão de forma gradativa, respeitando os acordos firmados com os proprietários. "A gente já tem acordado de forma amigável com alguns moradores, que eles terão um prazo compatível dentro da obra para que possam planejar melhor a saída e encontrar outros lugares, seja para o comércio ou para moradia. Além disso, neste primeiro momento, estamos concentrados neste segundo túnel, que abrange as ruas Ricardo Vilela e Hamilton Silva e Costa. No ano que vem, vamos trabalhar na desapropriação dos imóveis que estão situados na rua Cabo Diogo Oliver", comentou.
Por fim, destacou que a maioria das desapropriações vem sendo feitas de forma "administrativa". "Todos aqueles cidadãos que estão ali já entenderam que a obra é necessária. Então de modo geral são questões da desapropriação que são normais de discutir, como valores e documentação. A gente tem duas maneiras de fazer isso: da forma administrativa e de uma maneira judicial. A primeira é boa tanto para o proprietário que está ali, porque ele vai conseguir ter a indenização de uma maneira muito mais rápida e também para a Prefeitura que passa a ter condições de já começar a abrir uma nova frente de obra", comentou.