Após uma extensa trajetória nas novelas, Luigi Baricelli investe cada vez mais na carreira de apresentador. Pela primeira vez na Band, ele está à frente do reality de namoro "À Primeira Vista". O programa, uma variação moderna do "Em Nome do Amor", apresentado por Silvio Santos, busca encontrar e unir novos casais. "É uma comédia romântica da vida real", define.
Em um estúdio amplo que se traveste de restaurante, Luigi é o "mâitre" que recebe duas pessoas dispostas a encontrarem suas almas gêmeas. Depois de um jantar regado a conversa e bebida, elas dizem se querem ou não ter um segundo encontro. "As pessoas se entregam mesmo. Falam no telefone no banheiro, se beijam, contam de suas vidas. É um barato ver que elas estão ali dispostas", celebra o apresentador.
Natural de São Paulo, Luigi começou a carreira quase por acaso. Ele estudava Processamento de Dados e fazia comerciais para complementar sua renda quando foi convidado para atuar em uma série independente. A partir daí, surgiu a vontade de trabalhar com tevê. Sua estreia foi em "O Guarani", exibida em 1991 na extinta Manchete. Mas foi na temporada de 1995 de "Malhação", na pele de Romão, que ele viu sua trajetória entrar em ascensão. "Lembro com muita saudade e carinho de todos meus personagens. Difícil apontar um especial, mas as pessoas sempre falam do Fred", referindo-se ao seu papel em "Laços de Família", de 2000.
Antes do "À Primeira Vista", Luigi apresentou o "Escola para Maridos", da Fox Life, uma experiência que, segundo ele, o ajudou neste novo desafio. "Tudo que eu fiz, até hoje, me ajuda em minhas novas empreitadas. Mas a minha maior experiência para esse tipo de programa é ser casado há 20 anos (risos). Fora isso, eu sou um grande estudioso das relações humanas", conta.
Há cinco anos, estuda a fisiologia do cérebro com a neurologista Vanessa Teixeira. "Eu adoro entender o comportamento humano. O sistema nervoso central de todas as pessoas é igual, o que nos diferencia são as coisas que aprendemos e passamos ao longo da vida. Entender isso é muito importante para esse tipo de produção", explica.
Na produção, o apresentador é a primeira pessoa que os participantes veem quando chegam ao estúdio. "A minha missão é acalmar, tirar o nervosismo, a timidez. Mas foi engraçado, eu fui percebendo meu lugar ali aos poucos, demorei um pouco para entender como eu faria. Nos primeiros dias, eu acompanhava o jantar meio de perto, sempre de olho. Mas depois fui ficando mais longe, para não influenciar tanto. Vi que esse movimento foi importante, de sair um pouco de cena para deixar o casal mais relaxado, mais no clima", afirma Luigi. ("À Primeira Vista", Band. Quintas-feiras, às 22h30).